Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FEITO HISTÓRICO

Seleção feminina de futebol estadunidense conquista igualdade salarial

Após acordo com a federação norte-americana de futebol, equipe feminina irá receber a mesma remuneração que a masculina em todas as competições

Redação Publicado em 22/02/2022, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleção dos Estados Unidos enfrentando o Paraguai, em setembro de 2021 - Getty Images
Seleção dos Estados Unidos enfrentando o Paraguai, em setembro de 2021 - Getty Images

A seleção de futebol feminino dos Estados Unidos resolveu acordo com a federação norte-americana de futebol para atender reivindicação de igualdade salarial. A equipe emitiu comunicado em conjunto à organização U.S. Soccer para anunciar as próximas ações de incentivo e a resolução dos entraves na negociação, pendentes em litígio desde 2019.

“Temos o prazer de anunciar que, a depender da negociação de um novo acordo coletivo de trabalho, teremos resolvido nossa longa disputa sobre igualdade salarial e orgulhosamente nos unimos em um compromisso compartilhado de promover a igualdade no futebol”, afirmava a publicação, que está disponível no Instagram da federação esportiva.

CANAL - SPORTBUZZ: 

A imprensa dos Estados Unidos afirma que a conciliação envolve uma injeção de 24 milhões de dólares além de cumprir a promessa de nivelar os salários entre as duas seleções em todos os torneios a serem disputados: "A U.S. Soccer se comprometeu a oferecer a mesma remuneração às seleções masculina e feminina em todos os amistosos e torneios oficiais, incluindo a Copa do Mundo, a partir de agora".

A efetivação do trato ainda depende de um novo acerto coletivo de trabalho entre o sindicato das jogadoras (que entrou com uma ação contra a U.S. Soccer em 2019 por discriminação de gênero) e a federação. As atletas também receberão 22 milhões de dólares devido à reclamação feita na Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego dos EUA, em 2016.

Seleção americana
Seleção norte-americana enfrentando a Coreia do Sul, em outubro de 2021 (Créditos: Getty Images)

As estadunidenses compõem uma das equipes mais bem-sucedidas no futebol feminino mundial. Seus grandes feitos incluem quatro conquistas na Copa do Mundo, quatro medalhas de ouro olímpicas, sete Copas Ouro Feminina e dez Algarve Cups. Atualmente, disputam a fase de grupos da SheBelieves Cup, ao lado da Islândia, Nova Zelândia e República Tcheca.