Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAR

Segundo pesquisa, árbitro de vídeo é aprovado por maioria dos brasileiros

Segundo a Datafolha, a ferramenta VAR favoreceu o futebol para 58% dos entrevistados

SportBuzz DIGITAL Publicado em 08/09/2019, às 19h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
VAR - Getty Images
VAR - Getty Images

Pela primeira vez o árbitro de vídeo é usado no Brasileirão, mas divide opiniões dos torcedores e especilistas esportivos. Uma pesquisa nacional realizada pela Datafolha, publicada neste domingo, 8, aponta que 58% dos brasileiros entrevistados aprovam o uso da ferramenta durante as partidas, que afirmam que o VAR mais ajuda do que atrapalha.

Ao todo, 2.878 votaram em 175 municípios, entre 29 e 30 de agosto.

29% disseram que o VAR mais atrapalha do que ajuda; para 2% é indiferente e 11% não soube responder, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Também foi categorizado um nicho de torcedores assíduos, que torcem para algum time. 63% enxergam o VAR como uma novidade positiva; 31%, negativa; 2% indiferente e 5% não souberam responder. 

Para os que não torcem, 44% é positivo o uso do VAR; 24% disseram que mais atrapalha do que ajuda; 2% indiferente e 30% não souberam responder.

A Datafolha apontou que a aceitação do VAR não é definida pelo clube que se torce. 

A falta de agilidade e as gafes cometidas pelos árbitros de campo são alguns fatores que fazem o VAR ser duramente criticado em algumas oportunidades. Há casos que a partida é interrompida por mais de cinco minutos. A média dos acréscimos no jogo são de 8 minutos e 54 segundos, em 2019.

Nas 139 partidas até a pesquisa, foram 764 checagens e 87 revisões. Segundo a CBF, até a 14ª rodada, foram 91,76% de acertos nos lances de pênalti e 93,5% nos impedimentos.