Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HISTÓRICO!

Segunda fase da Copa do Mundo tem países de todos os continentes

De maneira histórica, todos os continentes tem representantes confirmados nas oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez; Japão confirmou o recorde

Redação Publicado em 01/12/2022, às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Segunda fase da Copa do Mundo tem representantes de todos os continentes - Getty Images
Segunda fase da Copa do Mundo tem representantes de todos os continentes - Getty Images

A Copa do Mundo do Catar tem sido chamada por alguns como a "Copa das zebras", mas também pode ser apelidada como a mais democrática da história. Pela primeira vez, todos os continentes do planeta têm pelo menos um país representante na segunda fase da competição. Isso se confirmou nesta quinta-feira, 1, após a classificação do Japão.

Apesar disso, desde 1986, quando iniciou o formato de oitavas de final, sempre teve pelo menos um representante da América do Norte, Central e do Sul, além da Europa. A África teve uma equipe pela primeira vez nesta mesma edição, quando Marrocos conseguiu o feito histórico de ir para a segunda fase do torneio.

Para a Oceania, demorou um pouco mais, já que apenas em 2006 a Austrália conseguiu quebrar esta barreira para os países de seu continente. A curiosidade fica pelos nomes dos países, já que ambos conseguiram mais uma vez o feito, mas com Marrocos tendo a companhia de Senegal desta vez, diferente dos australianos que estão sozinhos até na Copa.

A companhia entre africanos é algo importante de enfatizar, já que ainda há a possibilidade de Gana também chegar ao mata-mata e quebrar o recorde de africanos nesta fase. Ainda assim, esta é apenas a segunda vez que acontece o feito, se repetindo a edição de 2014, no Brasil, quando chegaram Nigéria e Argélia.

Japão garantiu sua classificação nesta quinta-feira, 1
Japão garantiu sua classificação nesta quinta-feira, 1 / Créditos: Getty Images

Outro ponto importante de ser lembrado é que a Austrália, mesmo sendo localizada na Oceania, disputa as eliminatórias asiáticas por alguns motivos. Suas eliminatórias locais não têm vaga direta, e nesta edição contou com a Nova Zelândia vencendo e disputando a repescagem contra a Costa Rica, que acabou chegando à Copa do Mundo.