Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

São Paulo é denunciado pela Procuradoria do STJD por gestos racistas

Torcedores do São Paulo fizeram alguns gestos racistas em direção a torcida do Fluminense durante a partida entre as equipes no estádio do Morumbi

Redação Publicado em 21/07/2022, às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcedor do São Paulo imitando um macaco no estádio do Morumbi - Reprodução/Twitter
Torcedor do São Paulo imitando um macaco no estádio do Morumbi - Reprodução/Twitter

O São Paulo foi denunciado pela procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por conta dos gestos racistas que foram feitos pelos torcedores do clube paulista em direção à torcida do Fluminense, no último domingo, 17, na arquibancada do estádio do Morumbi, quando as equipes estavam se enfrentando pelo Campeonato Brasileiro.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo jornal "O Globo", o clube Tricolor acabou sendo denunciado no artigo 243-G, que fala da prática de ato discriminatório relacionado a preconceito em razão, entre outras coisas, de cor. Esse artigo prevê a prática desses atos por torcedores no parágrafo 2º, e determina uma multa a ser paga.

Canal - SportBuz

Assim, a punição que deve ser aplicada ao São Paulo é por meio de uma multa que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Também consta a possibilidade de o time impedir a entrada dos torcedores que foram identificados nas imagens fazendo o gesto racista nos estádios por pelo menos dois anos.

É importante destacar que aconteceram dois episódios de racismo relacionados a dois torcedores diferentes do São Paulo, que acabaram sendo filmados enquanto supostamente imitavam macacos para provocar torcedores do Fluminense. Em uma das imagens, inclusive, é possível perceber que no momento em que tudo acontece, alguns policiais passam pelo local.

Torcida do São Paulo na arquibancada
Torcida do São Paulo na arquibancada (Crédito: GettyImages)

Além da sanção no âmbito do futebol, a polícia civil de São Paulo também abriu um inquérito relacionado com a investigação criminal. Depois do acontecido, e da repercussão que o vídeo causou, dos dois torcedores, um deles se apresentou voluntariamente na delegacia e negou que estava imitando macaco para a torcida adversária.

Apesar da decisão que foi tomada pela procuradoria do STJD, o São Paulo ainda pode se defender na Justiça, visto que ainda não há uma data para que o caso seja julgado. Algumas horas depois do acontecido, o clube foi até as ruas redes sociais lamentar a atitude dos torcedores e ressaltar que não tolera nenhum tipo de discriminação.

"O São Paulo Futebol Clube lamenta as manifestações de racismo contra um torcedor do Fluminense ocorridas na partida desta tarde no Estádio do Morumbi e as repudia com veemência. O Tricolor reafirma que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial e se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e ajudar a identificar o agressor. O São Paulo Futebol Clube é de todos, e no Morumbi não há espaço para racismo. Racistas não são bem-vindos", escreveu o clube na oportunidade.