Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DE NOVO?

Santos: Independiente alega suspensão de Kaio Jorge e promete acionar a Conmebol; diz jornalista

Kaio Jorge é alvo de mais uma polêmica entre Santos e Independiente

Redação Publicado em 16/07/2021, às 14h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kaio Jorge é alvo de mais uma polêmica entre Santos e Independiente - GettyImages
Kaio Jorge é alvo de mais uma polêmica entre Santos e Independiente - GettyImages

Na noite da última quinta-feira, 15, Santos e Independiente entraram em campo para disputar a partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Após muita insistência, a equipe brasileira balançou as redes com Kaio Jorge e garantiu a vitória por 1 a 0.

No entanto, o jogo ainda deve ser bastante discutido. Na tarde desta sexta-feira, 16, o jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports, da Argentina, informou que o Independiente planeja entrar com uma ação na Conmebol para pedir os pontos da partida.

Tudo isso acontece por conta da escalação de Kaio Jorge. Durante a fase de grupos da Libertadores, o atacante levou três cartões amarelos e ‘precisaria’ cumprir um jogo de suspensão na Sul-Americana.

Vale destacar que os cartões amarelos de Kaio Jorge aconteceram nos embates contra o Boca Juniors (em casa), diante do Strongest (fora de casa) e contra o Barcelona-EQU, que foi o último jogo realizado na fase de grupos da Libertadores.

De acordo com as informações do jornalista Lucas Musetti, da Gazeta Esportiva, o Independiente se apoia em um artigo do Mundial de Clubes para reclamar na Conmebol. Nele, o atleta teria que cumprir suspensão em outro torneio caso fosse expulso ou punido.

No entanto, a situação de Kaio Jorge envolve o acúmulo de cartões amarelos.  Assim, o regulamento da Conmebol indica que o atacante estava apto para jogar (Artigo 75.3.) e, por isso, foi escalado pelo Santos.

A suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em diferentes partidas em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para outra competição”, diz o artigo 75.3. da Conmebol.

Ainda segundo o jornalista brasileiro, o Santos teria consultado a Conmebol por meio de ofícios para questionar a situação de Kaio Jorge e recebeu respostas positivas para a escalação do atacante na partida.

O SportBuzz entrou em contato com a assessoria do Santos para saber qual é o posicionamento oficial do clube sobre a polêmica, mas não recebemos respostas até o momento da publicação desta reportagem.

OUTRA POLÊMICA?

Vale destacar que Santos e Independiente também foram ao tribunal no ano de 2018. Na ocasião, as equipes se enfrentaram na fase de mata-mata da Libertadores, e o clube brasileiro escalou o meia Carlos Sánchez de maneira irregular.

Por conta disso, o Independiente entrou com uma ação na Conmebol para informar a irregularidade e teve a vitória por 3 a 0 decretada no jogo de ida por meio da decisão do tribunal. No jogo de volta, o Santos não tirou o zero do placar e foi eliminado.