Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SE POSICIONOU!

Após polêmica entre Santos e Independiente, Conmebol se pronuncia sobre Kaio Jorge

Independiente acusa Santos de escalar Kaio Jorge irregularmente e Conmebol define situação da polêmica

Redação Publicado em 16/07/2021, às 15h03 - Atualizado às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santos e Independiente vivem imbróglio com a Conmebol sobre escalação de Kaio Jorge - Ivan Storti/Santos FC
Santos e Independiente vivem imbróglio com a Conmebol sobre escalação de Kaio Jorge - Ivan Storti/Santos FC

Santos e Independiente se envolveram numa grande polêmica nesta sexta-feira, 18, depois do time argentino alegar que Kaio Jorge foi escalado de maneira irregular na Copa Sul-Americana. O centroavante havia levado três cartões amarelos na Libertadores e os adversários do Peixe entenderam que o atleta teria de cumprir suspensão na outra competição da Conmebol

No entanto, de acordo com informações do site "Globo Esporte", que entrou em contato com duas fontes da Conmebol, a escalação de Kaio Jorge foi correta. Isso porque, nas regras estipuladas pela própria entidade para as suas competições, a organização deixa claro que o acumulo de cartões amarelos não se transfere de um torneio para o outro. 

Por mais que a organização ainda não tenha se manifestado oficialmente, o "Globo Esporte" garantiu a Unidade Disciplinar da Conmebol não pretende investigar o caso. Para a entidade, tudo foi feito de maneira correta e não tem porque o Independiente mover qualquer tipo de ação contra o Santos em relação a escalação de Kaio Jorge. 

SANTOS SE MANIFESTOU SOBRE O TEMA!

Na noite da última quinta-feira, 15, Santos e Independiente entraram em campo para disputar a partida de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Após muita insistência, a equipe brasileira balançou as redes com Kaio Jorge e garantiu a vitória por 1 a 0.

No entanto, o jogo ainda deve ser bastante discutido. Na tarde desta sexta-feira, 16, o jornalista César Luis Merlo, da TyC Sports, da Argentina, informou que o Independiente planeja entrar com uma ação na Conmebol para pedir os pontos da partida.

Tudo isso acontece por conta da escalação de Kaio Jorge. Durante a fase de grupos da Libertadores, o atacante levou três cartões amarelos e ‘precisaria’ cumprir um jogo de suspensão na Sul-Americana, na visão dos argentinos.

Diante de toda a especulação, o Santos divulgou uma nota oficial na tarde desta sexta-feira, 16, e garantiu que Kaio Jorge tinha condições de jogo diante do Independiente. Além disso, o clube também falou sobre a situação de Camacho, que sofreu o mesmo questionamento.

O Santos FC esclarece que o atacante Kaio Jorge estava apto a jogar diante do Independiente, da Argentina, pela Conmebol Sul-Americana, na quinta-feira, dia 15, na Vila Belmiro. Para evitar qualquer dúvida, o Clube formalizou consultas oficiais à Conmebol em relação à escalação dos atletas Kaio Jorge e Camacho. Nas duas situações, a resposta da entidade, como o Santos já esperava, foi positiva em relação à escalação dos atletas”, iniciou o Santos.

Vale destacar que os cartões amarelos de Kaio Jorge aconteceram nos embates contra o Boca Juniors (em casa), diante do Strongest (fora de casa) e contra o Barcelona-EQU, que foi o último jogo realizado na fase de grupos da Libertadores.

Kaio Jorge levou o terceiro amarelo na última partida do Clube pela Conmebol Libertadores, contra o Barcelona, no Equador, mas pelo artigo 75.3 do Código Disciplinar da Conmebol – “a suspensão imputada a um jogador, por acúmulo de cartões amarelos, em partidas distintas, em uma mesma competição, em nenhum caso será transferida para a outra competição”, continuou a nota.

“Já no caso de Camacho, o Santos FC está amparado pelo artigo 3.7.4.1 do Manual de Clube da Conmebol Sul-Americana. O Santos FC reitera que tanto o Departamento de Futebol, quanto o Departamento Jurídico, tiveram todo o cuidado prévio em cada situação, a fim de evitar prejuízos ao Clube”, encerrou.