Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / INGLATERRA

Salah, do Liverpool, é eleito o jogador do ano do futebol inglês

Artilheiro do Liverpool, Mohamed Salah vence eleição feita por torcedores do Reino Unido e leva prêmio pela segunda vez na carreira; egípcio é o maior goleador da atual edição da Premier League

Redação Publicado em 01/12/2021, às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Salah, do Liverpool, é eleito o jogador do ano do futebol inglês - GettyImages
Salah, do Liverpool, é eleito o jogador do ano do futebol inglês - GettyImages

No topo da artilharia da Premier League em 2021, o atacante Mohamed Salah, do Liverpool, foi eleito o melhor jogador do ano do futebol inglês pela Associação de Torcedores de Futebol (FSA) da Inglaterra. A escolha foi feita com cerca de 400 mil votos de torcedores espalhados pelo Reino Unido. O egípcio recebeu o prêmio na noite da última segunda-feira, 29.

“Estou honrado de ser o primeiro jogador a receber esse prêmio duas vezes. Gostaria de agradecer a todos os organizadores e os fãs de futebol que votaram em mim”, disse Salah.

Campeão também em 2018, Salah concorria o prêmio com o meio-campista Mason Mount, do Chelsea, o atacante Phil Foden e o zagueiro Rúben Dias, ambos do Manchester City, o atacante Michail Antonio, do West Ham, e com o volante Youri Tielemans, do Leicester.

Na temporada passada, em 2020/21, Mohamed Salah marcou 31 gols e sete assistências em 51 jogos disputados pelo Liverpool. Na atual temporada, o egípcio já marcou 17 gols e deu oito assistências em 18 partidas, sendo artilheiro da Premier League. Apenas em 2021, foram 32 bolas na rede em 46 confrontos com a camisa dos Reds.

A Associação de Torcedores de Futebol (FSA) conta com 500 mil afiliados e representa os torcedores de futebol da Inglaterra e do País de Gales. O órgão conecta os torcedores com a Premier Legue, a segunda divisão do país (English Football League) e com a FA, federação de futebol inglesa.

FIFA 22: Salah é eleito o melhor do mês e ganha card especial

Vivendo mais uma de suas brilhantes fases individuais no Liverpool, Mohamed Salah foi eleito o melhor jogador de outubro na Premier League, e ainda recebeu uma versão especial no modo Ultimate Team do FIFA 22. O astro foi tão bem na votação popular quanto na comissão que foi formada por ex-jogadores, treinadores e jornalistas.

Por conta disso, Salah recebeu um 92 de overall, e conseguiu chegar na maior pontuação total no FIFA 22, game da EA Sports ao superar suas versões Team of the Week (TOTW), que contavam com 90 e 91 de overall. Para chegar até esse título individual, o jogador precisou deixar para trás a concorrência de Chilwell, do Chelsea, Cornet, do Burnley, Foden, do Manchester City, Livramento, do Southampton, Ramsdale, do Arsenal, Rice, do West Ham, e Tielemans, do Leicester.