Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIBERTADORES!

Saiba quem são os talismãs de Flamengo e Palmeiras para a Libertadores

Neste sábado, 27, Flamengo e Palmeiras vão decidir quem fica com o troféu da Libertadores em Montevidéu, no Uruguai, e ambas as equipes contam com nomes que fazem a diferença

Redação Publicado em 27/11/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vitinho, do Flamengo, e Dudu, do Palmeiras, que devem estar na disputa da Libertadores - Cesar Greco/Palmeiras/Fotos Públicas
Vitinho, do Flamengo, e Dudu, do Palmeiras, que devem estar na disputa da Libertadores - Cesar Greco/Palmeiras/Fotos Públicas

Durante essa temporada do Brasileirão 2021, tanto o Flamengocomo o Palmeirastiveram seus altos e baixos, muitas vezes sendo criticados pela torcida pelo desempenho. No entanto, uma coisa não saia do foco dos jogadores: a decisão da Libertadores. Contando com seus principais atletas, apelidados de talismãs, as equipes deram uma guinada antes da decisão do torneio.

Para se ter uma ideia, depois de sofrer diante das cobranças da torcida, o Flamengo perdeu pela última vez no Brasileirão no dia 27 de outubro, contra o Athletico-PR, jogando na Arena da Baixada. Desde então, foram oito jogos, seis vitórias e dois empates da equipe Rubro-Negra. Só em novembro, já são seis jogos e cinco vitórias, sendo que quatro foram consecutivas.

Do lado do Palmeiras, a equipe paulista contou com alguns meses mais irregulares se falarmos de resultados. Por exemplo, no último compromisso, contra o Atlético-MG ficou apenas no empate em 2 a 2, sendo que antes já havia perdido para o Fortaleza por 1 a 0, e para o São Paulo por 2 a 0 dentro de casa.

No entanto, antes disso a equipe Alviverde engatou uma boa sequência de vitórias, que começou com a vitória sobre o Internacional, por 1 a 0, passou por Ceará, Sport, Grêmio, Santos, Atlético-GO e Fluminense, antes que as coisas se complicassem. Mas vale lembrar que a decaída nos resultados começou com a aproximação da decisão da Libertadores, com os titulares poupados.

Para que as equipes pudessem colecionar resultados positivos, e dar confiança para si mesmos, e também para o torcedor, alguns nomes importantes do elenco tiveram mais destaque quando entravam em campo, e quando não estavam, o resultado era outro. Dessa forma, já que a finalíssima está ainda mais perto agora, o SportBuzz separou os nomes dos "talismãs" de ambas as equipes. Confira:

Flamengo

David Luiz

David Luiz é o talismã do Flamengo para a final da Libertadores contra o Palmeiras (Crédito: GettyImages)

Coincidência ou não, em todas as vitórias do Flamengo até aqui, o zagueiro David Luiz esteve presente em campo, sem falar que no único tropeço do time no mês, que foi diante da Chapecoense, fora de casa, no empate em 2 a 2 na Arena Condá, o defensor nem sequer entrou em campo.

Vale lembrar que David Luiz acabou sofrendo uma lesão muscular na partida de volta contra o Barcelona, do Equador, pela semifinal da Libertadores, que aconteceu no dia 29 de setembro. Depois de passar por vários processos de recuperação, o zagueiro voltou a ser relacionado somente no último dia 5 de novembro, na partida contra o Atlético-GO, no Maracanã.

Antes disso, ele foi poupado na partida contra a Chapecoense, no dia 8, em Chapecó, e depois atuou contra Bahia, São Paulo, Corinthians e Internacional. Com a camisa Rubro-Negra, David Luiz têm sete jogos e sete vitórias. com 404 minutos em campo, o zagueiro ainda não sofreu nenhum drible, e com ele, a defesa do Rubro-Negro foi vazada apenas uma mês.

Com todos esses dados é como se falássemos, em outras palavras, que o jogador acabou se tornando uma espécie de talismã para o Flamengo, e aumenta ainda mais a esperança para a conquista da Libertadores, e também para a reta final do Brasileirão, onde a equipe carioca está na cola do líder Atlético-MG.

Palmeiras

Deyverson

Deyverson é o talismã do Palmeiras para a final da Libertadores contra o Flamengo (Crédito: GettyImages)

Passando a entrar na equipe no segundo tempo das partidas, Deyversoncomeçou a fazer a diferença no elenco do Palmeiras a partir do confronto contra o Atlético-GO, quando saiu do banco de reservas e foi fundamental para a equipe conquistar a vitória, participando de dois dos três gols da vitória Alviverde por 3 a 0.

Porém, essa não foi a primeira vez que o centroavante foi extremamente importante para a conquista dos três pontos da equipe desde que retornou ao clube paulista. Com 11 jogos disputados nesta segunda passagem pelo Palmeiras, Deyverson já soma dois gols e duas assistências, além de participações em lances decisivos.

Se levarmos em consideração o aproveitamento, Deyverson se tornou o "talismã" d Palmeiras, já que nas 11 oportunidades em que entrou em campo com Abel Ferreira, foram nove vitórias, um empate e somente uma derrota, que foi a diante do Red Bull Bragantino, dando um total de 85% de aproveitamento.