Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Saiba quais são as maiores rivalidades do futebol brasileiro!

Confira o top 10 dos clássicos que agitam o universo esportivo

Pedro Ungheria Publicado em 18/03/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba detalhes dos maiores clássicos do futebol brasileiro! - GettyImages
Saiba detalhes dos maiores clássicos do futebol brasileiro! - GettyImages

O futebol brasileiro é conhecido como um dos mais influentes do mundo. Diversos fatores nos levam a esta classificação, por exemplo: grandes nomes da história da modalidade nasceram no Brasil, entre eles estão Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Neymar Jr e outros. 

Outra questão que nos leva a este tipo de adjetivação são os grandes jogos que ficam marcados por muita rivalidade e disputa. 

Com isso, nós do SportBuzz resolvemos separar para vocês o TOP 10 das maiores rivalidades no Brasil. O que podemos adiantar é que muito jogo bom ainda ficou de fora, afinal, um país com tantos clubes de extrema importância e de grandes torcidas, não é fácil definir apenas dez jogos, não é mesmo?

Então vamos lá! Confira abaixo os clássicos mais 'quentes' do futebol brasileiro! 

Palmeiras x Corinthians - O Dérby Paulista

Desde o dia 6 de maio de 1917, o jogo entre Palmeiras x Corinthians nunca mais foi o mesmo. Considerado um dos maiores clássicos de todo o  mundo, os clubes paulistas são responsáveis pela maior rivalidade do estado de São Paulo e quem sabe até mesmo do Brasil. 

Ao todo, são 103 anos de clássico. Neste intervalo de tempo muitas histórias foram escritas, desde eliminações, goleadas e títulos, até a coroação de grandes nomes do futebol mundial, que vestiram alguma das camisas. 

A CNN o considera o nono maior clássico do mundo, o segundo das Américas e o único do Brasil a figurar entre as principais rivalidades mundiais.


Bahia x Vitória - O Ba-Vi

A rivalidade entre os baianos existe há mais de 80 anos. Registros mostram que as partidas começaram a ter um 'gostinho especial a partir de 1932, quando ambos os times se consolidaram como os maiores da região, tanto por expressividade, quanto por qualidade que apresentavam dentro dos gramados. 

Pela grandeza das torcidas, representatividade e tradição dos dois clubes envolvidos, é considerado o maior clássico da Nordeste e um dos maiores do Brasil, envolvendo o "Esquadrão de Aço" e o "Leão da Barra".

Em 2016, foi eleito pela revista inglesa de esportes FourFourTwo como um dos 50 maiores clássicos entre clubes do mundo, ficando na 42º posição e o 4º entre os brasileiros.

Grêmio x Internacional - O GreNal

Desde 1909 é o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol no estado do Rio Grande do Sul, já que reúne duas instituições esportivas centenárias da cidade de Porto Alegre.

Em outubro de 2008, jornalistas nacionais e internacionais foram consultados pela revista Trivela e elegeram o Grenal como o "maior clássico do Brasil", isso porque o Grenal praticamente divide ao meio todo o estado do Rio Grande do Sul. Em abril de 2016, a revista inglesa FourFourTwo classificou o clássico como o maior do Brasil e o oitavo maior do mundo.


Guarani x Ponte Preta - O Dérby Campineiro

Considerado o maior dos clássicos do interior de São Paulo, o jogo protagonizado pelas duas maiores potências do futebol de Campinas não tem registro de datas de um primeiro jogo. Mas, acredita-se que cerca de 195 jogos já foram disputados entre os dois. 

O que mais marca o jogo em si são os conflitos entre as torcidas. Muita das vezes, as brigas acabam tomando grande expressividade nos noticiários midiáticos, devido a grande violência. 


Athletico PR x Coritiba - O AtleTiba

Desde o dia 8 de junho de 1924 os dois clubes paranaense protagonizam uma das grandes rivalidades da cidade de Curitiba. O que mais chama atenção neste jogo é que em 18 oportunidades os clubes se enfrentaram em finalíssimas, o que tornou o confronto com mais mística ainda. 

O Atletiba reúne as duas maiores torcidas do Paraná. Segundo ranking das maiores torcidas do Brasil realizado pela Pluri Consultoria, divulgado em janeiro de 2014, o Atlético teria 1.237.000 torcedores e o Coritiba 1.107.000, números bastante próximos.


Flamengo x Fluminense - O Clássico das Multidões 

Este evento é considerado um dos maiores clássicos do futebol, sendo imortalizado pelo jornalista Mário Filho, que deu a ele também o nome de "Clássico das Multidões".

O Fla-Flu detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols. Desde 2012, o Fla-Flu é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, sendo o único clássico de futebol a merecer esta honraria.

Ao todo, são mais de 400 confrontos, que começaram a ser disputados em 1912. 


Sport x Náutico - O Clássico dos Clássicos 

O jogo é considerado o terceiro clássico mais antigo do Brasil, atrás somente do Clássico Vovô, do Rio de Janeiro, e do Grenal, de Porto Alegre, é o mais antigo do Nordeste e é também um dos clássicos mais importantes, mais equilibrados e com o maior número de confrontos em Pernambuco já tendo inspirado até livro.

A primeira partida entre os dois gigantes do Nordeste aconteceu em 1909. Desde então, os clubes cresceram e criaram grande expressividade devido ao número de torcedores e simpatizantes, aumentando ainda mais a rivalidade. 


Paysandu x Remo - O Rei da Amazônia

O confronto é conhecido como o Clássico Rei da Amazônia, já que envolve as duas maiores forças do futebol da Região Norte do Brasil. Provavelmente é o clássico mais disputado do futebol mundial, com mais de 700 partidas realizadas.

Além de terem as maiores torcidas da região, os jogos entre Remo e Paysandu são conhecidos e admirados pelos grandes públicos mesmo quando os times não atravessam boa fase.

No dia 4 de maio de 2016, o clássico foi declarado patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará, sendo qualificado como uma expressão cultural do povo paraense.


Atlético MG x Cruzeiro - O Clássico Mineiro

Por mais que carreguem um dos maiores rótulos de clássicos quando falamos do Brasil, foi apenas a partir da década de 1950 que a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro começou a se destacar, sendo reforçada pela divisão da taça do Campeonato Mineiro de 1956.

Desde então, os clubes se consagraram os maiores da região, fazendo com que todas as partidas que viessem à tona, dali em diante, fossem repletas de emoção e muita disputa de ambos os lados. 

Além disso, os dois já chegaram em diversas finais juntos, principalmente a da Copa do Brasil de 2014, uma das mais emocionantes da história entre os dois gigantes mineiros. 


Figueirense x Avaí - O Clássico de Florianópolis

É o maior e mais antigo clássico do futebol catarinense, tendo sido disputado pela primeira vez em 1924.

Avaí e Figueirense possuem as melhores campanhas da história de Santa Catarina na elite do futebol nacional, bem como o maior número de títulos estaduais. Estes feitos reforçam a importância do confronto que divide a paixão das torcidas na capital catarinense.

O que chama atenção neste clássico é o número de gols. Ao todo, estima-se que as redes balançaram cerca de 1117 vezes durante partidas entre os gigantes catarinenses. 


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.