Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVO TORNEIO!

Saiba o que é e como funcionará a UEFA Europa Conference League

UEFA Europa Conference League é a terceira competição da Europa, depois da Champions League e da UEFA Europa League

Gabriel Soria Publicado em 25/05/2021, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UEFA cria novo torneio, chamado UEFA Conference League - Getty Images
UEFA cria novo torneio, chamado UEFA Conference League - Getty Images

Com o fim da temporada 2020/21 se aproximando, já se iniciam os preparativos para a volta das principais competições e, desta vez, o retorno das atividades será um pouco diferente. Isso porque a UEFA anunciou a criação de um novo torneio continental: a UEFA Europa Conference League.

A organização oficializou a criação da liga através de um comunicado, em 2019, dizendo: "O nome da terceira competição da UEFA será UEFA Europa Conference League. A nova competição começará em 2021 e tem o objetivo de dar a chance de mais clubes, em mais países, participarem do futebol europeu".

Como funcionará a competição?

O torneio contará com a participação de 184 equipes, considerando pelo menos uma de cada uma das 55 federações-membro da UEFA. Além disso, contará com mais 46 equipes que terão passado pela Liga dos Campeões e pela Liga Europa.

Nenhuma equipe se classifica direto para a fase de grupos da competição. Dentre todos os participantes, 17 se classificam depois de três fases pré-eliminatórias e um mata-mata. Outras dez serão definidas pelos eliminados no mata-mata, antes da fase de grupos na UEFA Europa League, e os outros cinco serão definidos por eliminados na Liga Europa e na Champions League.

A primeira fase preliminar contará 72 equipes com 26 campeões de copas nacionais, 25 segundos colocados nos campeonatos nacionais e 21 terceiros colocados nos campeonatos nacionais. Ao total, serão 36 times classificados após confrontos de ida e volta.

A segunda fase preliminar terá 95 times. Entre eles, serão todos os classificados da primeira fase preliminar: 14 vencedores de campeonatos nacionais, 14 segundos colocados, 16 terceiros colocados, nove quartos colocados e seis quintos colocados.

Na terceira fase, serão 62 times, dez vencedores da segunda fase preliminar da Conference League, sete terceiros e quartos colocados em ligas nacionais, 45 eliminados da fases preliminares à fase de grupos da Liga Europa.

No mata-mata antes da fase de grupos, serão cinco vencedores da terceira fase preliminar da Conference League, cinco times eliminados na terceira fase preliminar da Liga Europa, 26 vencedores da 3ª rodada de qualificação para perdedores, oito clubes de ligas nacionais.

Assim, com 32 classificados definidos, serão formados oito grupos com quatro equipes em cada. Nestes, os primeiros colocados vão direto para as oitavas de final. Já os que terminarem a fase de grupos na segunda posição, enfrentarão os terceiros colocados da fase de grupos da UEFA Europa League em um mata-mata para definir os confrontos das oitavas de finais.

Segundo calendário divulgado pela UEFA, a competição começará em 15 de junho de 2021 e a final será dia 25 de maio de 2022. Confira:

Sorteio da primeira pré-eliminatória: 15 de Junho

Sorteio da segunda pré-eliminatória: 16 de Junho

Primeira pré-eliminatória: 8 e 15 de Julho

Sorteio da terceira pré-eliminatória: 19 de Julho

Segunda pré-eliminatória: 22 e 29 de Julho

Sorteio do "play-off": 2 de Agosto

Terceira pré-eliminatória: 5 e 12 de Agosto

"Play-off": 19 e 26 de Agosto

Sorteio da fase de grupos: 27 de Agosto

Fase de grupos: 16 e 30 de Setembro, 21 de Outubro, 4 e 25 de Novembro, 9 de Dezembro

Sorteio do "playoff" da fase a eliminar: 13 de Dezembro

"Play-off" da fase a eliminar: 17 e 24 de Fevereiro

Oitavos-de-final: 10 e 17 de Março

Sorteio dos quartos-de-final e meias-finais: 18 de Março

Quartos-de-final: 7 e 14 de Abril

Meias-finais: 28 de Abril e 5 de Maio

Final: 25 de Maio 

A Arena Kombëtare, com capacidade para 21.690 espectadores, vai acolher a primeira final no dia 25 de maio de 2022, tal como foi anunciado pelo Comitê Executivo da UEFA, em dezembro de 2020. A Arena fica em Tirana, capital da Albânia, e é onde a Seleção Albanesa costuma mandar seus jogos.

Qual é a diferença  entre a criação da UEFA Europa Conference League e a Superliga?

A tentativa da criação de uma Superliga teve como principal objetivo o início de um torneio entre os maiores e mais ricos clubes da Europa. A criação da Liga Conferência da Europa foi com o objetivo de incluir clubes de cada vez mais países em competições continentais, como explica o presidente da entidade.

"Este novo torneio vai tornar o lote de competições de clubes da UEFA mais inclusivo do que nunca. Haverá mais jogos para mais clubes, com mais federações-membro representadas na fase de grupos.", falou Aleksander Čeferin.

O novo torneio contará com clube de países como Macedônia, País de Gales, Letônia, Estônia, Luxemburgo, Ilhas Faroe, San Marino, Albânia, Lituânia, Hungria, Moldávia, Malta, Gibraltar, Andorra, Montenegro, Kosovo, entre muitos outros que não participavam de outras competições continentais.