Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

Rússia: seleções se recusam a jogar repescagem da Copa do Mundo

Após a invasão russa na Ucrânia, as seleções envolvidas na fase final das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo se posicionaram contra o país

Redação Publicado em 24/02/2022, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu da Copa do Mundo - GettyImages
Troféu da Copa do Mundo - GettyImages

"Agressão da Rússia à Ucrânia". Foi assim que nesta quinta-feira, 24, as federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca se posicionaram sobre os ataques mandados pelos russos aos ucranianos. As três seleções estão envolvidas na fase de repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo, e informaram que se recusam a jogar no país.

As partidas decisivas estão marcadas para acontecer no dia 24 de março deste ano, para a semifinal, e dia 29, para a repescagem final. A Polônia tem jogo marcado em Moscou contra a própria Rússia, e o vencedor da semi entre Suécia e República Tcheca enfrenta os russos, caso cheguem até a final.

Canal - SportBuzz

Assim, com os pedidos feitos pelas seleções, de acordo com as informações do site "GE", os dirigentes responsáveis da Fifa e da Uefa vão se reunir ainda nesta quinta para conversar e chegar a um senso comum a todos sobre o que vão responder a respeito da negativa das equipes de participar da etapa da Copa do Mundo.

Do outro lado, em conjunto, as federações dizem que vão esperar por uma resposta imediata de Fifa e Uefa sobre o caso, além de quererem a apresentação de soluções alternativas para os próximos jogos. A tendência é que o local das partidas seja modificado pelas entidades, mas isso só se saberá ao fim do confronto.

Lewandowski, jogador da Polônia, uma das seleções que não vai jogar as Eliminatórias da Copa do Mundo na Rússia
Lewandowski, jogador da Polônia, uma das seleções que não vai jogar as Eliminatórias da Copa do Mundo na Rússia (Crédito: GettyImages)

Confira o comunicado conjunto emitido pelas federações sobre o assunto:

"Com base no atual desenvolvimento alarmante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, incluindo a situação de segurança, as federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca expressam sua firme posição de que os jogos dos playoffs para a qualificação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, agendados para 24 e 29 de março de 2022, não devem ser jogados no território da Federação Russa.

Os assinantes deste apelo não consideram viajar para a Rússia e jogar partidas de futebol lá. A escalada militar que estamos observando traz sérias consequências e uma segurança consideravelmente menor para os times de futebol e delegações oficiais do nosso país.

Portanto, esperamos que a Fifa e a Uefa reajam imediatamente e apresentem soluções alternativas em relação aos locais onde essas partidas dos playoffs que se aproximam podem ser disputadas", escreveram.