Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

Rússia recorre a sanções de Fifa e Uefa e alega decisões sob pressão

Rússia foi excluída das competições organizadas pela Fifa e Uefa, mas não concordou com a decisão das entidades e vai recorrer, alegando que não teve defesa

Redação Publicado em 03/03/2022, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rússia não concorda com decisões da Fifa e Uefa - GettyImages
Rússia não concorda com decisões da Fifa e Uefa - GettyImages

Nessa semana, Fifa e Uefa anunciaram que a Rússia estava fora das competições organizadas por ambas as entidades. No entanto, a Federação do país não gostou nada da decisão, alegando que não teve nem como se defender, reiterando que as entidades sequer cogitaram outras alternativas para lidar com as equipes esportivas do país. 

Um exemplo dessa sanção foi o caso do único time que seguia vivo em um torneio europeu, o Spartak Moscou, que acabou sendo excluído da disputa da Liga Europa. Por conta disso, a Federação Russa emitiu um comunicado detonando a decisão da Fifa e da Uefa, e dizendo que vai recorrer para conseguir se defender.

Canal - SportBuzz

"A União Russa de Futebol também não teve o direito de apresentar sua posição, o que violou o direito fundamental de defesa. Além disso, ao tomar decisões, Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos", escreveu a Federação no comunicado.

Além da Liga Europa, a Rússia teria a Polônia pela frente em uma das chaves da repescagem europeia para a Copa do Mundo do Catar. No entanto, depois da invasão russa na Ucrânia, poloneses, suecos e tchecos, que também teriam seus confrontos contra os russos por uma vaga no Mundial, informaram que não iriam entrar em campo contra o país.

Rússia não concorda com decisão da Fifa e Uefa
Rússia não concorda com decisão da Fifa e Uefa (Crédito: GettyImages)

Depois de toda a movimentação das seleções, a Fifa optou por excluir a Rússia de todos os seus campeonatos. Assim, a seleção feminina não vai mais disputar a Eurocopa da categoria, que vai acontecer em julho deste ano, na Inglaterra. A entidade do futebol mundial e a Uefa ainda não confirmaram se a Polônia vai passar de fase levando em conta o critério de W.O.

Apesar disso, de acordo com as informações do site "GE", a classificação dos poloneses para encarar a Suécia ou a República Tcheca deve acontecer. Além do futebol, a Rússia também está excluída das competições de tênis, sendo que os tenistas do país podem competir individualmente, e também o GP de Fórmula 1 que aconteceria por lá foi cancelado.