Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HOMENAGEM

Roger Machado irá receber Medalha Zumbi dos Palmares por engajamento contra o racismo

Treinador do Bahia conquistou o carinho de muitas pessoas por suas declarações sobre o tema

Guilherme Assumpção Publicado em 19/11/2019, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger faz ótimo trabalho no clube baiano - GettyImages
Roger faz ótimo trabalho no clube baiano - GettyImages

A identificação do treinador Roger Machado com o Bahia foi imediata e o comandante vem ganhando cada vez mais respeito dentro e fora de campo. Desta vez, Roger foi escolhido pelos vereadores de Salvador para receber o título de cidadão soteropolitano. O técnico ainda irá receber a Medalha Zumbi dos Palmares.

Tal homenagem é concedida às pessoas ou entidades que se engajam no combate ao racismo e intolerância religiosa. Os prêmios serão recebidos em sessões solenes na Câmara Municipal de Salvador. As datas ainda não foram definidas.

O discurso de Roger no dia 12 de outubro ganhou grande repercussão após a partida contra o Fluminense, no Maracanã. O treinador participou de uma campanha contra o racismo e analisou o tema na coletiva depois do jogo.

“A gente precisa falar sobre isso. Precisamos sair da fase da negação. Nós negamos. “Ah, não fala sobre isso”. Porque não existe racismo no Brasil em cima do mito da democracia racial. Negar e silenciar é confirmar o racismo. Minha posição como negro na elite do futebol, é para confirmar isso. O maior preconceito que eu senti não foi de injúria. Eu sinto que há racismo quando eu vou no restaurante e só tem eu de negro. Na faculdade que eu fiz, só tinha eu de negro. Isso é a prova para mim. Mas, mesmo assim, rapidamente, quando a gente fala isso, ainda tentam dizer: “Não há racismo, está vendo? Vocês estão aqui”. Não, eu sou a prova de que há racismo porque eu estou aqui”, falou Roger na ocasião.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.