Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL!

Relembre a última participação do Fluminense na Libertadores!

Após oito anos, a equipe carioca retornou ao torneio sul-americano

Redação Publicado em 11/03/2021, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fluminense está de volta à Libertadores - GettyImages
Fluminense está de volta à Libertadores - GettyImages

Após realizar grande campanha na temporada do futebol brasileiro, o Fluminense garantiu vaga na Libertadores ao terminar o Brasileirão no quinto lugar. Apesar da colocação render uma vaga na fase preliminar da competição, o clube entra diretamente na fase de grupos.

Favorecido pelos títulos do Palmeiras na Libertadores e na Copa do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras herdou a vaga do clube paulista e garantiu vaga na fase de grupos. Com isso, a equipe apenas aguarda o sorteio para conhecer seus adversários.

Além da ótima temporada e da vaga no torneio sul-americano, o Fluminense tem motivos de sobra para comemorar. Isso porque a equipe não se classificava para a Libertadores desde o ano de 2013. Ou seja, já eram oito anos de jejum.

Pensando nisso, o SportBuzz decidiu dar a volta no tempo e relembrar a última participação do Fluminense na Libertadores. Com grande elenco, a equipe não conseguiu avançar muito na competição. Confira!

Remanescente de 2013, Fred permanece no grupo do Fluminense para a Libertadores (Crédito: GettyImages)

FASE DE GRUPOS

Por ter sido o campeão brasileiro no ano de 2012, o Fluminense garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores. No pote oito, a equipe teve como adversários o Grêmio, o Caracas, da Venezuela, e o Huachipato, do Chile.

Logo na estreia, o Tricolor das Laranjeiras venceu o Caracas, fora de casa, pelo placar de 1 a 0. Na segunda rodada, a equipe encarou o Grêmio e perdeu por 3 a 0 em pleno no estádio Nilton Santos. Para fechar o primeiro turno, o Fluminense superou o Huachipato por 2 a 1.

Grêmio foi um dos adversários do Fluminense na Libertadores de 2013 (Crédito: GettyImages)

No segundo turno, o Fluminense empatou por 0 a 0, dentro de casa, contra o Huachipato. Na revanche contra o Grêmio, mais um empate sem gols. Para fechar, o time carioca ainda superou o Caracas por 1 a 0.

Com todos esses resultados, o Tricolor terminou a fase de grupos com a primeira posição do pote ao somar 11 pontos em seis partidas. Em segundo lugar, o Grêmio também avançou para a próxima fase.

OITAVAS E QUARTAS DE FINAL

Nas oitavas de final, o Fluminense encarou o Emelec, do Equador, em jogos de ida e volta. No primeiro jogo, a equipe viajou para enfrentar o rival e saiu derrotado com o placar de 2 a 1. Contudo, a volta foi bem melhor e os cariocas venceram por 2 a 0 para avançar de fase.

Grêmio foi um dos adversários do Fluminense na Libertadores de 2013 (Crédito: GettyImages)

Já nas quartas de final, o Tricolor das Laranjeiras encarou o Olimpia, do Paraguai. Também em jogos de ida e volta, a equipe empatou por 0 a 0 em solo brasileiro. Assim, a vida ficou mais difícil. Fora de casa, o Fluminense foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado da Libertadores.

ESCALAÇÃO BASE

Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Fred e Wellington Nem. Treinador: Abel Braga.

No elenco, o Fluminense ainda tinha Thiago Neves, Rafael Sóbis, Diguinho, entre outros.