Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA SUL-AMERICANA

Relembre os maiores vencedores brasileiros da Copa Sul-Americana

Clubes brasileiros já chegaram à grande final oito vezes, mas somente quatro levantaram a taça

Damaris Andrade Publicado em 28/10/2020, às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taça da Copa Sul-Americana - Getty Images
Taça da Copa Sul-Americana - Getty Images

A Copa Sul-Americana é a segunda maior competição entre clubes na América do Sul, atrás somente da Copa Libertadores. Mas mesmo assim, diversos clubes sonham em conquistar mais um título e dar essa alegria para o torcedor.

Das 18 edições que a CONMEBOL organizou da Copa Sul-Americana, clubes brasileiros chegaram à grande final por apenas oito vezes, e somente quatro conseguiram levantar a tão sonhada taça de campeão.

O primeiro grande título brasileiro na Copa Sul-Americana foi do Internacional, em 2008. Em uma final eletrizante contra o Estudiantes, da Argentina, o clube brasileiro venceu a partida de ida, com gol do meia Alex, mas passou um grande aperto no jogo de volta.

Minutos depois do início do segundo tempo, o zagueiro Alayes marcou para o Estudiantes, empatando o jogo no placar agregado. A partida precisou ir para a prorrogação, o que esquentou ainda mais os ânimos dos torcedores.

O jogo parecia que iria para os pênaltis, mas o atacante Nilmar, nos últimos minutos da prorrogação, balançou as redes para o Internacional, consagrando o clube Colorado o grande campeão da Copa Sul-Americana de 2008.

O segundo título brasileiro na Copa Sul-Americana veio apenas em 2012, e mais uma vez contra um time argentino. O São Paulo enfrentou o Tigre e no jogo de ida não teve muitas emoções, com a partida terminando sem gols.

Mas foi no jogo de volta que o Tricolor Paulista conquistou seu primeiro título na competição. Com gols de Lucas Moura e Osvaldo, o São Paulo derrotou o Tigre e deu mais essa alegria para os torcedores em pleno Estádio do Morumbi.

Um dos momentos mais tristes do futebol brasileiro e mundial foi o que proporcionou o terceiro título de um clube do Brasil na Copa Sul-Americana. Atlético Nacional e Chapecoense fizeram grandes campanhas na competição e chegaram à grande final, mas na madrugada do dia 29 de novembro de 2016, tudo mudou.

O avião que carregava a comissão técnica e os jogadores da Chapecoense, junto com alguns jornalistas, para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana caiu próximo a Medellín, na Colômbia. Ao todo, eram 68 passageiros e nove tripulantes.

No desastre, apenas três jogadores da Chapecoense foram resgatados vivos: Alan Ruschel, Jakson Follmann e o zagueiro Neto. Dois integrantes da tripulação e um jornalista também sobreviveram, mas o acidente teve um total de 71 mortos.

Por isso, as partidas da final da Copa Sul-Americana foram canceladas. O primeiro jogo seria em Medellín, na Colômbia, e o segundo na Arena Condá, em Chapecó. Para homenagear as vítimas e a Chapecoense, o Atlético Nacional enviou um pedido para que a CONMEBOL reconhecesse o clube brasileiro como campeão da competição.

A  instituição esportiva se reuniu e no dia 5 de dezembro de 5 de dezembro de 2016, a CONMEBOL reconheceu a Chapecoense como a grande campeã da Copa Sul-Americana, sendo a terceira equipe brasileira a ganhar a competição.

Em 2018, foi a vez do Athtletico Paranaense levantar a taça da Copa Sul-Americana, e é, até então, o último clube brasileiro a realizar tal feito. Tanto o jogo de ida quanto o de volta terminaram em 1 a 1, e a grande final foi decidida nos pênaltis.

Em plena Arena da Baixada, junto com seus fiéis torcedores, o Athletico Paranaense se consagrou campeão da Copa Sul-Americana vencendo as penalidades em 4 a 3 contra o Junior Barranquilla, da Colômbia.

A atual competição da Copa Sul-Americana ainda está nas oitavas de final, e apenas três clubes brasileiros estão competindo: Vasco da Gama, São Paulo e Bahia. Basta agora esperar para ver quem será o grande campeão da competição.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.