Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Retrospectiva: relembre os 10 melhores jogos do futebol brasileiro no ano de 2019

Grandes jogos e muitas emoções marcaram o esporte nesta temporada

Guilherme Assumpção Publicado em 27/12/2019, às 10h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futebol brasileiro teve ótimos jogos ao longo do ano - GettyImages
Futebol brasileiro teve ótimos jogos ao longo do ano - GettyImages

O ano do futebol brasileiro teve muitas discussões acerca da qualidade que os times do país apresentam em seus jogos. A polêmica dos técnicos estrangeiros “contra” os brasileiros tomou conta e dividiu muitas opiniões. Porém, a temporada de 2019 reservou grandes momentos para o esporte e ótimos jogos, que empolgaram os amantes do futebol.

Muito se discutiu se a qualidade de jogo do futebol brasileiro é comparável ao que é apresentado na Europa. Claro que não há equiparação, mas as equipes brasileiras demonstraram que com organização e boa gestão é possível montar um forte time e apresentar um bom espetáculo para os torcedores.

Jorge Jesus fez o Flamengo jogar o melhor futebol do Brasil (Crédito: GettyImages)

Por isso, o SportBuzz decidiu separar os dez melhores jogos do futebol brasileiro no ano de 2019. Emoção, qualidade, show e muitas outras características definem as partidas que escolhemos. Então, se prepare torcedor para relembrar os grandes duelos do ano entre os times do futebol brasileiro.

10º lugar – Santos 6 x 1 Goiás (Brasileiro Série A)

A partida entre as equipes demonstrou o grande poder de fogo do time de Jorge Sampaoli. Sem dar nenhum tipo de oportunidade ao adversário, o Santos se impôs dentro da Vila Belmiro e não teve pena do Goiás. Com o placar elástico, o time da Vila Belmiro manteve a liderança, na época, e encantou os amantes do futebol.

Com ótima atuação de Soteldo, autor de dois gols, o Peixe ainda teve seus dois zagueiros indo para o fundo das redes. Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique deixaram suas marcas, além de Carlos Sánchez, que completou o placar. Ainda deu tempo para Kayke descontar para os esmeraldinos.

Sasha foi o artilheiro do time no Brasileirão (Transmissão Premiere)

9º lugar – Flamengo 6 x 1 Goiás (Brasileiro Série A)

O ano de 2019 para o Goiás não é tão positivo em relação às goleadas sofridas. Desta vez, o campeão do Brasileiro foi quem castigou o adversário, no Maracanã. Com show de Arrascaeta e Gabigol, o Flamengo teve uma atuação de gala para mais de 70 mil torcedores do Rubro-Negro.

Arrascaeta marcou o primeiro gol do jogo e viu o rival empatar logo na sequência com Kayke. O duelo parecia equilibrado, mas em poucos minutos o Mengão abriu larga vantagem no marcador ainda no primeiro tempo. O uruguaio marcou mais duas vezes e viu Gabigol (dois gols) e Bruno Henrique completarem o resultado.

Gabigol teve grande destaque na partida (Crédito: GettyImages)

8º lugar – Sport 2 x 1 Ponte Preta (Brasileiro Série B)

A partida tinha contextos dramáticos para o torcedor do Sport. Dependendo de uma vitória para garantir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o time nordestino saiu atrás do placar. Roger abriu o marcador para os visitantes. No segundo tempo, o Sport voltou com outra postura e logo empatou o jogo. Guilherme, artilheiro da equipe, foi o autor do tento.

No entanto, o empate seguia insistente no placar e a virada aconteceu apenas aos 46 minutos da segunda etapa. Guilherme, outra vez, foi o responsável por levar a equipe para a primeira divisão novamente. Festa na Ilha do Retiro e invasão dos torcedores no gramado após o apito final.

Ilha do Retiro lotada para acompanhar o acesso do Leão (Transmissão SporTV)

7º lugar – Santos 4 x 0 Flamengo (Brasileiro Série A)

A última rodada do Brasileirão ainda reservou um grande duelo entre as duas melhores equipes do torneio. E quem levou a melhor foi o Santos. Com grande atuação de Sánchez e Soteldo, o Peixe arrasou o campeão Flamengo, na Vila Belmiro. O time de Jorge Jesus entrou com os jogadores titulares e tiveram muita dificuldade com a forte marcação do adversário.

O primeiro tempo terminou com o placar de 2 a 0. Sánchez e Marinho foram os responsáveis por colocar o time da Vila em vantagem no placar. Já no segundo tempo, o Peixe manteve o ritmo e não perdoou a falta de empenho dos cariocas. Sasha e Sánchez completaram a goleada santista.

Sánchez marcou o segundo gol do Peixe (Transmissão Premiere)

6º lugar – Palmeiras 1 x 2 Grêmio (Libertadores)

Valendo vaga na semifinal da Libertadores 2019, os times se enfrentaram no Pacaembu e o Verdão saiu na frente com gol de Luiz Adriano. Com forte ritmo no início, o Palmeiras parecia ser o grande favorito para seguir vivo na competição. Mas o Grêmio tinha Everton Cebolinha. O jogador foi fundamental na virada do Tricolor gaúcho.

Aos 17 minutos da primeira etapa, Everton apareceu nas costas de Marcos Rocha e empatou o duelo decisivo. Quatro minutos mais tarde, Cebolinha invadiu a área depois de cortar cinco marcadores e foi travado por Weverton. A sobra ficou nos pés de Alisson, que só empurrou para as redes. Assim, o Verdão foi eliminado dentro de casa e o Grêmio se classificou para as semifinais.

Everton Cebolinha foi fundamental para a virada do Tricolor (Crédito: GettyImages)

5º lugar – Cruzeiro 2 x 2 Fluminense (Copa do Brasil)

Cruzeiro e Fluminense fizeram uma grande partida no Mineirão, com virada, pênaltis perdidos, muita participação do VAR, gol no final e penalidades, que colocaram a Raposa nas quartas de final da Copa do Brasil. O placar do jogo foi aberto por Paulo Henrique Ganso após cobrança de pênalti. O time da casa reagiu apenas na segunda etapa com dois gols de Thiago Neves.

A partida parecia caminhar para o seu final quando João Pedro resolveu emendar uma linda bicicleta aos 51 minutos da etapa complementar e levar o jogo para os pênaltis. A disputa das penalidades começou com péssima pontaria dos atletas. Coube a Thiago Neves dar números finais ao duelo e encerrar o confronto em 3 a 1 nos pênaltis.

Thiago Neves foi muito importante para a classificação do Cruzeiro (Crédito: GettyImages)

4º lugar – Flamengo 5 x 0 Grêmio (Libertadores)

Talvez a melhor atuação do Rubro-Negro no ano. Quem esperava um duelo equilibrado se enganou completamente. O time de Jorge Jesus aplicou um verdadeiro chocolate na equipe gremista e se classificou para a grande decisão da Libertadores. O primeiro tempo teve apenas um gol de Bruno Henrique e o confronto estava muito tenso.

Mas foi na etapa final que o Mengão resolveu aniquilar o adversário. Sem dar nenhum tipo de chance ao Grêmio, o Flamengo não perdoou o rival e foi às redes em mais quatro oportunidades. Gabigol, duas vezes, Pablo Marí e Rodrigo Caio foram os autores dos gols do Rubro-Negro.

Flamengo bailou em cima do Grêmio na Libertadores (Crédito: GettyImages)

3º lugar – Náutico 2 x 2 Paysandu (Brasileiro Série C)

Esta partida estará, certamente, na memória dos torcedores do Náutico por um bom período. O duelo valia vaga na Série B de 2020 e o estádio dos Aflitos estava completamente lotado. Porém, o Paysandu veio disposto a estragar a festa da torcida do Timbu. O adversário colocou dois gols de vantagem no placar. Vinicius Leite e Nicolas marcaram os gols.

Até os 20 minutos do segundo tempo tudo parecia perdido. Mas no futebol, o jogo só acaba quando o juiz apita. E o Náutico buscou forças de onde não tinha para empatar o marcador e levar a decisão para os pênaltis. Álvaro e Jean Carlos salvaram o Timbu. A partida foi para as penalidades e a atmosfera do estádio fez com que o Náutico garantisse o acesso. Invasão no campo e muita festa em Pernambuco.

Pênalti decisivo que colocou o Timbu de volta na Série B (Transmissão DAZN)

2º lugar – Flamengo 4 x 4 Vasco (Brasileiro Série A)

Mais uma vez o campeão Flamengo aparece na lista. Desta vez, o clássico contra o Vasco foi marcado por muitas viradas e emoções. Everton Ribeiro abriu o placar aos 37 segundos, mas viu o rival virar o jogo em apenas três minutos. Marrony e Pikachu marcaram os gols. Ainda no primeiro tempo, Danilo Barcelos empatou a partida para o Flamengo em gol contra.

A segunda etapa manteve o ritmo e teve mais uma virada. Antes, Marcos Júnior colocou o Vasco na frente de novo. Porém, o Rubro-Negro não desistiu e virou a partida com Bruno Henrique, duas vezes. Porém, já nos acréscimos, Ribamar saiu do banco e empatou o grande clássico carioca.

Clássico carioca teve ótimo nível técnico (Crédito: GettyImages)

1º lugar – Grêmio 4 x 5 Fluminense (Brasileiro Série A)

O melhor jogo do ano no futebol brasileiro. Grêmio e Fluminense protagonizaram um espetáculo da mais alta qualidade para os amantes do futebol. Na Arena do Grêmio, o time da casa se impôs no início do confronto e abriu 3 a 0. André, Everton Cebolinha e Jean Pyerre marcaram para os gremistas. Ainda no primeiro tempo, Yony González e Luciano descontaram o placar para o Fluminense.

A virada dos visitantes aconteceu na etapa final. Matheus Ferraz e Pedro colocaram os cariocas na frente, mas o Tricolor gaúcho não desistiu e viu Kannemann empatar a partida. Porém, aos 46 minutos do segundo tempo, Yony González marcou mais um e deu números finais ao duelo. Partida memorável e que ficará por um bom tempo nas lembranças dos torcedores.

Fluminense surpreendeu o Grêmio no melhor jogo do ano (Crédito: GettyImages)


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.