Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CRAQUES ESTRANGEIROS

De Montillo até Cazares, relembre os melhores gringos que já jogaram no futebol mineiro

Dando continuidade às nossas listas com os melhores jogadores estrangeiros que atuaram no país, hoje trazemos os clubes de Minas Gerais

Lucas Cesare Publicado em 16/04/2021, às 13h23 - Atualizado às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arrascaeta, Cazares e Sorín foram três jogadores estrangeiros que escreveram seus nomes na história do futebol mineiro - Getty Images
Arrascaeta, Cazares e Sorín foram três jogadores estrangeiros que escreveram seus nomes na história do futebol mineiro - Getty Images

O futebol brasileiro, desde sempre, foi marcado pela presença de talentosos jogadores de diferentes partes do mundo. Atletas que têm excelentes passagens, ganham troféus e deixam muitas saudades em seus respectivos clubes.

A maioria dos craques estrangeiros que vem arriscar uma carreira no futebol brasileiro são provenientes de países latinos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros.

Hoje, lembraremos os nomes de dez gringos que atuaram pelos principais clubes do estado de Minas Gerais (Atlético Mineiro e Cruzeiro). Para isso, foi levado em consideração a relevância do jogador para o time e os títulos ganhados por ele.

Lembrando que isto não é um ranking de quais jogadores foram os melhores, apenas uma lista com 10 grandes nomes e que está em ordem alfabética.

1- Claudio Maldonado

Claudio Andrés del Tránsito Maldonado Rivera, mais conhecido apenas como Maldonado, foi um volante chileno, considerado um dos melhores de sua época. Jogou no Cruzeiro de 2003 a 2005 e hoje em dia é auxiliar técnico da equipe do Red Bull Bragantino.

Pela Raposa, Maldonado disputou 135 jogos, conquistando um Campeonato Brasileiro (2003), uma Copa do Brasil (2003) e um Bicampeonato Mineiro (2003 e 2004). No Brasil, também atuou por São Paulo, Santos, Flamengo e Corinthians.

Maldonado atuando pela seleção chilena (Crédito: GettyImages)

2- Giorgian de Arrascaeta

O uruguaio Giorgian de Arrascaeta já esteve presente na nossa lista dos melhores gringos que jogaram no futebol carioca, mas ele não poderia ficar de fora desta também, por tudo que conquistou no Cruzeiro. Isso só mostra a qualidade excepcional do meia.

Na Raposa, Arrascaeta jogou durante quatro temporadas (de 2015 a 2018), disputando 188 partidas e colaborando com 50 gols e 37 assistências. Por lá, foi Bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018) como protagonista do time e ainda conquistou o Campeonato Mineiro de 2018, antes de se transferir ao Flamengo.

Arrascaeta na época em que era jogador do Cruzeiro (Crédito: GettyImages)

3- Jesús Alberto Dátolo

O meia argentino Dátolo é outro que levantou muitos canecos no futebol mineiro, atuando pelo Atlético Mineiro. O jogador, que inclusive foi campeão da Libertadores da América pelo Boca Juniors, em 2007, defendeu o Galo em 127 oportunidades, de 2013 a 2016.

No clube mineiro, o jogador foi campeão da Recopa Sul-Americana (2014), da Copa do Brasil (2014) e do Campeonato Mineiro (2015). No Brasil, o jogador também atuou por Internacional e Vitória. Hoje, com quase 37 anos, defende as cores do Banfield, da Argentina, time que o revelou para o profissional, em 2004.

Dátolo comemorando título pelo Atlético-MG (Crédito: GettyImages)

4- Juan Cazares

Juan Ramón Cazares Sevillano, mais conhecido apenas como Cazares, é um meio-campista equatoriano que jogou durante muitos anos no Atlético Mineiro. Por lá, foram 205 partidas disputadas, de 2016 até o início de 2020, com 41 gols marcados.

Conquistou duas vezes o Campeonato Mineiro, em 2017 e 2020, além de ter sido eleito o melhor meia do estado de Minas Gerais, em 2018. Depois do Galo, o jogador foi vendido ao Corinthians, onde atuou durante um ano e agora foi negociado com o Fluminense para o restante da temporada 2021.

Cazares em ação pelo Atlético-MG (Crédito: GettyImages)

5- Juan Pablo Sorín

Sorín foi um lateral-esquerdo argentino, tido como um dos melhores defensores da história do futebol argentino. Revelado pelo Argentinos Juniors, foi vendido ainda muito jovem à Juventus da Itália, onde esteve presente na conquista da Champions League 1995-96. Depois, vendido ao River Plate, conquistou a Libertadores da América, na temporada seguinte (1996).

No Brasil, é grande ídolo do Cruzeiro, onde teve três passagens: de 2000 a 2002, depois em 2004 e por fim de 2008 a 2009, quando veio se aposentar no clube mineiro. Por aqui, conquistou uma Copa do Brasil (2000), duas Copas Sul-Minas (2001 e 2002), um Supercampeonato Mineiro (2002) e um Campeonato Mineiro (2009).

Atualmente, Sorín é comunicador, com passagem pela ESPN Brasil, o ex-jogador já comentou diversos campeonatos importantes, desde Copa do Mundo, até grandes ligas europeias.

Sorín contra a Alemanha na Copa de 2006, quando era capitão da Argentina (Crédito: GettyImages)

6- Lucas Pratto

Lucas David Pratto é um centroavante argentino que fez seu nome no futebol nacional atuando pelo Atlético Mineiro. Jogou no clube durante pouco mais de duas temporadas (2015 até início de 2017), disputando 104 partidas e marcando 41 gols. No início de 2021, foi vendido ao Feyenoord, da Holanda.

Conquistou o Campeonato Mineiro de 2015, sendo eleito o melhor jogador do torneio e ainda fazendo o gol mais bonito daquela edição, com um belo voleio no clássico contra o Cruzeiro. Ainda no mesmo ano, ficou na lista dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. Depois do Galo, o craque ainda teve uma breve passagem pelo São Paulo, até se transferir ao River Plate, onde conquistou a Libertadores da América, em 2018.

Pratto comemorando gol pelo Galo (Crédito: GettyImages) 

7- Marcelo Moreno

Marcelo Martins Moreno, é um atacante boliviano com muitas passagens pelo futebol brasileiro. O centroavante foi revelado pelo Vitória, em 2005 e em 2007, se transferiu ao Cruzeiro. Teve três passagens pela Raposa, de 2007 até 2008, depois em 2014 e a mais recente está acontecendo hoje em dia, com o jogador tendo voltado ao clube em 2020, para a disputa da Série B.

No time de Minas, Marcelo Moreno conquistou dois Campeonatos Mineiros (2008 e 2014) e um Campeonato Brasileiro (2014), além de ter sido artilheiro da Libertadores da América de 2008, com oito gols.

Marcelo Moreno comemorando gol pela Raposa (Crédito: GettyImages)

8- Rómulo Otero

Rómulo Otero Vásquez, é um meio-campista venezuelano, muito conhecido nacionalmente por sua passagem pelo Atlético Mineiro. Muito bom nos chutes de longa distância e especialista nas bolas paradas, defendeu o clube em 135 oportunidades e marcou 26 gols.

Sagrou-se campeão mineiro em 2017 e 2020 e ainda ganhou o prêmio de gol mais bonito do Campeonato Brasileiro de 2017. Atualmente, o meia atua pelo Corinthians, emprestado pelo Galo.

Otero, na época em que jogava pelo Atlético-MG (Crédito: GettyImages)

9- Víctor Hugo Aristizábal

Víctor Hugo Aristizábal Posada, mais conhecido apenas como Aristizábal, foi um atacante colombiano, lembrado, até hoje, por ser o maior artilheiro da história do futebol colombiano, com 350 gols marcados na carreira.

Ídolo do Atlético Nacional de Medellín, da Colômbia, o jogador fez história no Brasil atuando pelo Cruzeiro, onde, em apenas um ano no clube (2003), conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Aristizábal era colega de Claudio Maldonado (número um dessa mesma lista) naquele time.

Aristizábal atuando pela seleção colombiana (Crédito: GettyImages)

10- Walter Damián Montillo

Montillo com certeza é um dos melhores meio-campistas na história recente do Cruzeiro. Em três anos no clube, o argentino foi eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Mineiro, em 2010 e 2011 e fez parte da seleção do estadual em 2012.

Pela Raposa, disputou 120 partidas, sendo o clube em que o jogador mais jogou em toda a carreira e marcou 36 gols. Sagrou-se campeão Mineiro em 2011. No Brasil, ainda jogou por Santos e Botafogo.

Montillo atuando pelo Shandong Luneng, da China (Crédito: GettyImages)