Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DEU ZEBRA!

Relembre as maiores zebras do futebol mundial!

Esses times foram de coadjuvantes a destaques em campanhas históricas nas mais diversas competições

Marcello Sapio Publicado em 07/05/2020, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relembre as maiores zebras do futebol mundial! - Getty Images
Relembre as maiores zebras do futebol mundial! - Getty Images

O futebol é o esporte mais popular do mundo, muito por conta dos resultados um tanto quanto "inesperdos", que aconteceram ao longo da história. Esse "fenômeno" ganhou a gíria de zebra, aqui no Brasil.

Antes, vale ressaltar que a origem deste jargão esportivo vem do famoso jogo do bicho. Um jogo de azar bem popular do Rio de Janeiro, no qual você apostava em um animal, que estava na lista, e a cada semana era sorteado um diferente.

A zebra, neste caso, não participava do jogo do bicho, por isso, a expressão "dar zebra", representava que o improvável teria acontecido e, ao longo do século XX, invadiu o mundo futebolístico.

Agora, já sabendo de onde veio a expressão, o Sportbuzz preparou uma lista das maiores zebras do futebol mundial:

AS MAIORES ZEBRAS DO FUTEBOL MUNDIAL

SÃO CAETANO - LIBERTADORES DE 2002

São Caetano na final da Libertadores (Crédito: Transmissão / Fox Sports)

O time do ABC Paulista foi o verdadeiro time sensação do começo do século, chegando a um vice do Campeonato Brasileiro de 2001.

A campanha fez com que o time se classificasse para a Libertadores. O que ninguém imaginava é que o "azulão" chegasse ao final do torneio continental.

Infelizmente, acabou perdendo para o Olímpia, do Paraguai, mas ficou eternizado na memória do futebol brasileiro.

SANTO ANDRÉ - COPA DO BRASIL DE 2004

Santo André na final da Copa do Brasil (Crédito: Transmissão / TV Globo)

Outra zebra do ABC paulista que "aprontou" no começo dos anos 2000 foi o Santo André. O time da cidade levantou o caneco da Copa do Brasil em pleno Maracanã desbancando o Flamengo.

O empate garantiu o título, que é até hoje, a maior conquista da equipe. Além disso, o Santo André garantiu uma vaga para a Libertadores de 2005, mas não foi longe.

GRÉCIA - EUROCOPA DE 2004

Grécia comemora título da Eurocopa (Crédito: Getty Images)

A Seleção da Grécia surpreendeu a todos ao conquistar a Eurocopa, principal título de seleções da Europa.

O time, sem grande expressão no cenário mundial, conseguiu bater Portugal, de Figo e Cristiano Ronaldo, na final.

Vale lembrar que os lusos estavam em casa e com toda a torcida à seu favor, o que agravou a zebra. O episódio é lembrado até hoje como um dos piores momentos do futebol português.

ONCE CALDAS - LIBERTADORES DE 2004

Once Caldas na disputa do mundial de clubes (Crédito: Getty Images)

2004 foi o "ano das zebras". Passando desde a Eurocopa, como visto acima, da Champions League com a vitória do Porto, e a Libertadores não poderia ficar fora dessa.

O surpreendente Once Caldas, time médio da Colômbia, conseguiu desbravar gigantes do futebol sul-americano e chegar ao título, até então inédito.

A zebra só não foi maior porque na disputa do mundial, o Porto acabou levando a melhor, mas o feito já havia entrado para a história. 

LEICESTER CITY - PREMIER LEAGUE 2015/16

Leicester comemora seu título da Premier League (Crédito: Getty Images)

Essa é a mais recente da lista e com certeza muitos lembram da campanha histórica do Leicester ao ganhar a Premier League, dado como o campeonato nacional mais difícil do mundo.

Os foxes bateram times mais fortes como Manchester City, Manchester United e Tottenham e conquistaram o título, até então inédito, com jogadores do nível de Vardy, Kanté, Mahrez, entre outros.

Em sua primeira participação da Champions League, eles conseguiram chegar nas oitavas de final.

NOTTINGHAM FOREST - CHAMPIONS LEAGUE 1978/79 E 1979/80

Muro celebrando o bi da Champions League (Crédito: Getty Images)

Outro time inglês que surpreendeu a todos foi o Nottingham Forest, considerados por muitos a maior zebra de todos os tempos.

O time, no final da década de 70, conseguiu em quatro temporadas, sair da segunda divisão até o bicampeonato da Champions League, ganhando neste meio tempo a Premier League e a Copa da Inglaterra.

Hoje, o time vive no ostracismo e longe de repetir às glórias do passado. Joga a segunda divisão e faz tempo que não figura na elite do país.

BRAGANTINO - CAMPEONATO BRASILEIRO 1991

Elenco do Bragantino na final do Brasileirão (Crédito: Divulgação)

O Bragantino teve uma ascensão meteórica no começo da década de 90. Comandados pelo, então, jovem treinador Vanderlei Luxemburgo, o time já havia conquistado o Campeonato Paulista em uma final composta por times do interior (Bragantino e Novorizontino).

Não contentes com o título estadual, o clube, que agora se chama Red Bull Bragantino, conseguiu chegar até a final do Campeonato Brasileiro, perdendo apenas para um São Paulo, que viria a conquistar tudo nos anos seguintes.

Além do time histórico, o Bragantino ficou famoso pelos uniformes "exóticos" e a camisa, que fora apelidade carinhosamente de carijó.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.