Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL!

Hat-Trick! Confira quais jogadores atingiram a marca com a Seleção Brasileira em Copas do Mundo

Lista traz grandes craques da história do futebol que anotaram três gols em uma mesma partida do torneio

Guilherme Assumpção Publicado em 09/06/2020, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé e Cristiane estão presentes na seleta lista - GettyImages
Pelé e Cristiane estão presentes na seleta lista - GettyImages

A história da Seleção Brasileira ao longo dos torneios e disputas eletrizantes é extremamente gloriosa e vencedora. Com muitos títulos, episódios marcantes e personagens lendários, a contribuição da equipe canarinho para o futebol é muito importante e especial.

Além dos troféus conquistados, outro feito bastante comum para os jogadores brasileiros é atingir a marca de três gols anotados em uma mesma partida. O episódio passou a ser chamado de hat-trick e sua primeira utilização ocorreu no críquete, esporte criado na Inglaterra e bastante praticado na Austrália, África do Sul e Índia, entre outros países.

A utilização do termo aconteceu para descrever a atuação de H. H. Stephenson, que anotou três eliminações do rebatedor em três arremessos consecutivos. No futebol, a expressão passou a ser usada quando um atleta marca três gols durante o mesmo jogo.

História da Seleção Brasileira é repleta de marcas impressionantes (Crédito: GettyImages)

Porém, muitos torcedores imaginam que marcar um hat-trick seja algo simples para os grandes craques do futebol mundial. A trajetória do esporte relata uma história diferente e o feito é reservado apenas para os maiores jogadores da atualidade e do passado.

Juntando as duas informações trazidas acima sobre a Seleção Brasileira e o hat-trick, o SportBuzz decidiu listar quais atletas já marcaram um hat-trick com a camisa do Brasil em disputas de Copas do Mundo. Confira!

LEÔNIDAS DA SILVA

Nascido no dia 06 de setembro de 1913, Leônidas da Silva marcou seu nome na história do futebol brasileiro por ter atuado em um período de muitas dificuldades e pouco conhecimento sobre o esporte. Muito conhecido por ter protagonizado um dos primeiros lances de bicicleta, o atacante se tornou um dos grandes contribuidores para os resultados da Seleção Brasileira.

Popularizado e chamado por muitos torcedores como “Diamante Negro”, Leônidas foi um dos poucos jogadores que conseguiram atingir a marca durante a trajetória da equipe canarinho. O feito aconteceu no ano de 1938 na Copa do Mundo da França.

Leônidas popularizou o lance de bicicleta dentro do futebol (Crédito: Transmissão SPFC TV)

O adversário foi a Polônia e o placar final da partida terminou com a vitória brasileira por 6 a 5. Leônidas foi o responsável por marcar três gols no duelo válido pelo torneio mais importante do mundo.

Com passagens por Vasco, Botafogo, Flamengo e São Paulo, o craque Leônidas ficou eternizado na memória de muitos torcedores do futebol brasileiro por sua habilidade e inovação.

ADEMIR DE MENEZES

Nascido no dia 08 de novembro de 1922, Ademir de Menezes, mais conhecido como “Queixada”, também é outro importante jogador da história do futebol brasileiro que chegou à incrível marca de três gols durante uma partida de Copa do Mundo.

Para aumentar ainda mais o feito, Ademir superou a marca de três gols e anotou quatro tentos no mesmo jogo durante a Copa de 1950. O rival foi a Suécia e o placar bastante sugestivo para os torcedores. Com o resultado de 7 a 1, o Queixada colocou seu nome entre os principais recordistas da história da Seleção Brasileira.

Com muita história no Fluminense e principalmente no Vasco da Gama, Ademir atuou na Seleção Brasileira entre os anos de 1945 e 1953. O atacante conquistou ainda, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no ano de 1952.

Ademir de Menezes fez história atuando pelo Vasco (Crédito: Transmissão Grupo Globo)

PELÉ

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é considerado o maior jogador da história do futebol por toda sua trajetória, dribles, gols e por seu legado deixado para o esporte. Nascido no dia 23 de outubro de 1940, o “Rei” não poderia ficar de fora desta lista.

Além do feito de anotar um hat-trick em Copas do Mundo, Pelé se tornou também o jogador mais jovem a atingir a marca na história do futebol. Tricampeão do mundo, Pelé disputou quatro Copas e venceu três. Em 1958, aos 17 anos, jogou sua primeira partida em mundiais contra a URSS.

Foi nesta edição do torneio em que o ídolo máximo do futebol atingiu o feito. Em partida contra a França, Pelé ajudou a Seleção Brasileira anotando três gols e completando o placar de 5 a 2. Com 17 anos e 244 dias, o Rei alcançou o feito na goleada realizada no dia 24 de junho.

Pelé se tornou o jogador mais jovem a marcar um hat-trick em Copas do Mundo (Crédito: GettyImages)

CRISTIANE

Nascida no dia 15 de maio de 1985, Cristiane também incluiu seu nome na seleta lista de atletas que conseguiram marcar três gols em um mesmo jogo de Copa do Mundo. O feito é recente e foi conquistado na disputa do Mundial do ano passado realizado na França.

Cris marcou três gols logo na estreia diante da Jamaica e ajudou o Brasil a garantir a vitória com o placar de 3 a 0. Além de anotar o hat-trick, a atacante se tornou a atleta mais velha a atingir o feito com 34 anos e 25 dias.

Outro recorde atingido por Cristiane ao anotar os três gols foi a marca de tentos anotados em três Copas do Mundo diferentes (2007, 2011 e 2019).

Cristiane atingiu o feito na Copa do Mundo de 2019 (Crédito: GettyImages)

PRETINHA E SISSI

Outras duas atletas do futebol feminino também atingiram a marca ao longo da história. O feito foi ainda mais especial por acontecer no mesmo jogo realizado na Copa do Mundos dos Estados Unidos no ano de 1999. A goleada por 7 a 1 sobre o México contou com três gols de Pretinha e três de Sissi.

Uma das provas de que a marca é muito complicada de ser atingida é que grandes nomes do futebol brasileiro não conseguiram anotar três gols no mesmo jogo em Copas do Mundo. Romário, Ronaldo Fenômeno, Neymar Jr e Marta são alguns destes exemplos.

Pretinha deixou sua marca na história do futebol feminino (Crédito: Transmissão CBF TV)


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.