Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL!

Relembre grandes craques do futebol mundial que tiveram seus 'números aposentados'

Homenagem é feita para jogadores que marcaram história nos clubes e nas seleções

Guilherme Assumpção Publicado em 31/07/2020, às 14h44 - Atualizado às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maradona, Sala e Pelé estão entre os homenageados - GettyImages
Maradona, Sala e Pelé estão entre os homenageados - GettyImages

Número aposentado? Você com certeza já ouviu falar nesta situação, mas talvez não saiba a partir de que momento esta prática passou a ser utilizada dentro do futebol. Antigamente, as equipes tinham numerações variáveis e que normalmente seguiam o padrão de 1 a 11.

Porém, as coisas começaram a mudar desde os anos de 1990, quando os clubes passaram a adotar numerações fixas em seus elencos. Mesmo assim, aposentar uma camisa de um time não era tão comum entre o mundo do futebol.

Desta maneira, não se pode dizer o mesmo do universo da NBA, liga americana de basquete, que costuma observar as franquias realizarem diversas homenagens aos jogadores que já se aposentaram e receberam a honraria posteriormente.

Um dos exemplos dentro da NBA aconteceu com o ídolo Kobe Bryant, que faleceu em um trágico acidente de helicóptero. O Los Angeles Lakers decidiu aposentar os números ‘8’ e ‘24’, camisas lendárias usadas pelo jogador ainda no ano de 2017, quando o americano recebeu a homenagem.

Mas e no futebol? Será que esta prática é tão comum como na NBA? Pensando nisto, o SportBuzz decidiu listar cinco jogadores que tiveram suas camisas aposentadas por todo o legado deixado para o clube e para o esporte. A lista é ainda mais extensa, mas confira principais craques que receberam tal homenagem!

PAOLO MALDINI – MILAN

O lendário zagueiro italiano é um dos nomes que figuram na seleta lista de números aposentados dentro do futebol. Com grande importância na trajetória recente do Milan, Maldini utilizava a camisa de número ‘3’, que já não está mais disponível na equipe.

A homenagem acontece devido à enorme contribuição de Maldini para o Milan. Por lá, o ex-zagueiro conquistou sete títulos do Campeonato Italiano e cinco troféus da Champions League. A camisa número ‘3’ está aposentada desde o ano de 2009, quando Maldini pendurou as chuteiras.

A história fica ainda mais especial pela trajetória recente de Daniel Maldini, filho do ex-zagueiro. Mesmo com a camisa aposentada, o garoto terá o direito de vestir o número ‘3’ caso deseje assumir tal responsabilidade.

JOHAN CRUYFF – AJAX

Como não poderia ser diferente, o craque holandês também figura na lista mais do que especial. Conhecido por sua extrema habilidade, Johan Cruyff teve o número ‘14’ aposentado pelo Ajax, clube pelo qual fez história.

A homenagem aconteceu apenas após o falecimento de Cruyff. A data escolhida pelo Ajax foi o dia em que o craque completaria 60 anos de vida. Com isso, o clube holandês retirou o número ‘14’ de circulação para todo o elenco.

Vencedor de três Bolas de Ouro, Cruyff ainda marcou seu nome na história do Barcelona, que também cogitou aposentar o número, mas como o craque utilizou outras numerações a ideia acabou não vingando.

EMILIANO SALA – NANTES

A homenagem feita pelo Nantes, da França, é uma das mais tocantes da história do futebol. No ano de 2019, Emiliano Sala havia sido negociado com o Cardiff City, da Inglaterra. Contudo, o jogador partiu em viagem ao novo clube e acabou sofrendo um trágico acidente de avião.

Pouco tempo depois das buscas incessantes, o corpo de Sala foi encontrado e o falecimento do craque confirmado. Após o triste acontecido, o Nantes não pensou duas vezes em aposentar o número ‘9’ utilizado pelo atacante em sua temporada de maior destaque.

Ao todo, Emiliano Sala disputou 133 jogos na Ligue 1 e marcou 48 gols pelo time francês, feito que fez com que o atacante argentino despertasse interesse e fosse negociado para jogar a Premier League na temporada 2019.

DIEGO MARADONA – NAPOLI

Obviamente, o maior craque de todos os tempos da Argentina não poderia ficar de fora da homenagem. Com extrema importância para a história do Napoli, Maradona foi um dos lendários jogadores que tiveram seus números aposentados.

Ao conquistar dois Campeonatos Italianos com o Napoli, o número ‘10’ não está mais à disposição dos jogadores da equipe napolitana. O feito é ainda maior pelo fato de o time não ter conquistado mais nenhum troféu da competição.

Com isso, Maradona carrega o peso de boa parte da história do Napoli. A homenagem aconteceu no ano de 2000. A seleção da Argentina também tentou aposentar a camisa utilizada por Maradona, mas uma determinação da Fifa acabou prejudicando os planos dos Hermanos.

Isto porque a entidade obriga as seleções a utilizarem a camisa ‘10’ dentro de uma sequência de números estabelecida por ela. Desta forma, a Argentina pode não utilizar a numeração apenas em partidas não oficiais.

Maradona estambado em estrutura de prédio na cidade de Nápoles (Crédito: GettyImages)

PELÉ – NEW YORK COSMOS

O maior jogador de todos os tempos também está presente na seleta lista. Muito conhecido por sua relação com o Santos, Pelé não teve seu número aposentado pelo Peixe. A homenagem foi acontecer lá nos Estados Unidos, quando o ídolo vestiu a camisa do NY Cosmos.

Já no final da carreira, Pelé partiu para sua expedição na ‘Terra do Tio Sam’ e sua contribuição para o clube foi marcante para todos os torcedores e apaixonados pelo esporte. Por lá, o craque disputou 107 jogos em duas temporadas com o Cosmos.

A passagem de Pelé ainda somou 64 gols e a homenagem aconteceu durante o intervalo da partida de despedida do brasileiro. A partir daquele momento, o número ‘10’ estava cravado na história do futebol norte-americano.

A lista é muito especial pelos nomes que nela estão presentes. Mas este tipo de homenagem ainda foi feito para diversos outros jogadores de destaque ao longo da trajetória do futebol. Alguns deles valem ser lembrados neste especial.

No futebol brasileiro, Rogério Ceni foi um destes exemplos ao ter o número ‘01’ aposentado pelo São Paulo. No esporte internacional, o lendário Bobby Moore (nº 6, West Ham) e o craque Franco Baresi (nº 6, Milan) são alguns dos ídolos que tiveram tal homenagem na carreira.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.