Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CHAMPIONS FEMININA

Briga por título: Relembre as campanhas de Barcelona e Chelsea, finalistas da Champions League Feminina

Com boas campanhas, equipes se enfrentam pelo título inédito da competição feminina europeia

Gabriela Santos Publicado em 09/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chelsea e Barcelona, finalistas da Champions League Feminina - GettyImages
Chelsea e Barcelona, finalistas da Champions League Feminina - GettyImages
No dia 16 de maio, Barcelona e Chelsea farão a final da Champions League Feminina. As equipes vão disputar o título europeu no estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia. 
Para chegar à decisão, o clube catalão eliminou o Paris-Saint Germain – que passou pelas atuais pentacampeãs do Lyon. O Barça empatou em 1 a 1 no jogo de ida, e venceu por 2 a 1 no segundo confronto. Já o time inglês conquistou a vaga na final depois de golear o Bayern de Munique por 4 a 1 no jogo de volta. Na ida, o Chelsea foi derrotado por 2 a 1 pelas alemãs. 
A melhor posição do Barça na história da competição foi o vice-campeonato de 2018/19, com a derrota por 4 a 1 para o Lyon, na decisão disputada em Budapeste. Por outro lado, a equipe inglesa fará sua primeira final na Champions, depois de chegar até as semifinais das edições de 2017/18 e 2018/19. 
Com boas campanhas na atual edição da Liga dos Campeões Feminina, Barcelona e Chelsea vivem a expectativa de faturar o primeiro título europeu. Vale lembrar que as duas equipes entraram na fase 16 avos do torneio e não precisaram passar pelo classificatório. 
Confira abaixo as campanhas das finalistas na fase mata-mata da atual temporada: 

Marca inédita

Na atual temporada, 2020/21, o Chelsea alcançou uma marca inédita na história da competição: os times masculino e feminino estão na final. O clube inglês é o primeiro a colocar suas duas principais equipes na decisão da Champions League na mesma temporada, já que o time comandado por Thomas Tuchel eliminou o Real Madrid e confirmou a vaga na final. 

Campanhas das finalistas da Champions League Feminina 2020/21

Chelsea

O time londrino chegou à final com uma campanha impressionante. Enfrentaram o Benfica nos 16 avos de final e derrotaram as portuguesas nos dois duelos, 5 a 0 na ida e 3 a 0 na volta. Depois disso, veio o Atlético de Madrid nas oitavas  (coincidentemente, mesmo adversário da equipe masculina) e construíram boa vantagem no primeiro jogo, ao vencer por 2 a 0. Na volta, um empate em 1 a 1 foi o suficiente para se classificarem.
Nas quartas receberam o Wolfsburg, da Alemanha e novamente conseguiram duas vitórias. 2 a 1 na ida e 3 a 0 na volta credenciaram as inglesas para a semifinal do torneio. Nessa fase, se depararam com as mulheres do Bayern de Munique e saíram derrotadas no jogo de ida, por 2 a 1, perdendo a invencibilidade na competição. Porém, na volta aplicaram um belo 4 a 1 em casa e garantiram a vaga para a final, onde enfrentarão o Barcelona.
Chelsea chega à final da Champions feminina pela primeira vez (Crédito: GettyImages)

Barcelona 

A trajetória da equipe catalã não fica para trás das rivais inglesas. Na fase 16 avos, as meninas do Barça derrotaram o PSV nas duas partidas pelo mesmo placar: 4 a 1. Nas oitavas de final, enfrentou o Fortuna, da Dinamarca, e aplicou duas goleadas com o 4 a 0 na ida e o 5 a 0 na volta. 
Na semifinal mediu forças com o forte Manchester City e venceu por 3 a 0 na ida, resultado que garantiu a classificação à semifinal, já que foi derrotado por 2 a 1 na volta. Na semi, o Barça jogou contra o embalado PSG, que havia eliminado o Lyon na fase anterior. Empatou em 1 a 1 na ida, venceu por 2 a 1 na volta e garantiu a vaga na grande decisão.
Barcelona faz segunda final em busca de título inédito (Crédito: GettyImages)

Arbitragem da final

A UEFA já confirmou a arbitragem da decisão da Champions League Feminina. Confira:
Árbitra: Riem Hussein (ALE)
Assistentes: Katrin Rafalski (ALE) e Sara Telek (AUS)
VAR e assistente: Bastian Dankert (ALE) e Christian Dingert (ALE)
Quarta árbitra: Katalin Kulcsár (HUN)