Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESQUENTA LIBERTADORES!

Quem é freguês? Confira como anda o retrospecto de duelos entre brasileiros e argentinos na Libertadores da América

Na edição de 2020/21 teremos Boca Juniors, River Plate, Santos e Palmeiras nas semifinais

Redação Publicado em 05/01/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Taça da Libertadores da América - GettyImages
Taça da Libertadores da América - GettyImages

Brasil e Argentina é uma das maiores rivalidades da história do futebol! O confronto sul-americano já nos presenteou com inúmeras partidas memoráveis, tanto por parte das seleções, quanto por parte dos clubes, que costumam fazer jogos eletrizantes. 

Um dos torneios em que isso fica em evidência é a Libertadores da América. Geralmente, encontros entre equipes brasileiras e argentinas, neste torneio, vêm acompanhadas de muita intensidade e entrega. 

Trazendo à tona uma possível hegemonia dos países quando falamos de futebol sul-americano, nos deparamos com uma semifinal totalmente dividida entre representantes do Brasil e representantes da Argentina nesta temporada da Libertadores. 

'Do nosso lado', temos Palmeiras e Santos e do 'lado dos hermanos' temos Boca Juniors e River Plate.

Em uma espécie de 'Esquenta da Liberta', nós do SportBuzz resolvemos levantar um retrospécto para vocês amantes do futebol e ver quem está levando a melhor nesta competição em questão de duelos envolvendo os maiores rivais da América do Sul. 

Palmeiras na Libertadores da América (GettyImages)

Na fase de grupos: 

No chaveamento inicial, quando quatro times jogam entre si e os dois primeiros garantem a vaga nas fases de mata-mata, temos uma superioridade dos brasileiros. 

Levando em consideração os jogos até o dia 01/12/2020, temos: 58 vitórias dos brasileiros, 30 empates e 38 vitórias dos argentinos. Sobre o balançar das redes, ao todo são: 199 gols dos brasileiros e 145 gols dos argentinos. 

Ao todo, em fase de grupos, são: 256 jogos, sendo 101 vitórias dos brasileiros, 62 empates e 93 vitórias dos argentinos, Ainda ssim, no saldo de gols, levamos a melhor, com 240 a 202.  

Santos na Libertadores da América (GettyImages)

Mas, e no mata-mata?

Na famosa fase onde 'o filho chora e a mãe não vê', os hermanos levam a melhor. Ao que tudo indica, eles apresentam um poder de decisão um pouco maior do que nossos representantes. 

Também levando em considerações partidas até o dia 01/12/2020, temos: 62 partidas, sendo que em 26 ocasiões tivemos brasileiros classificados/vitoriosos e em 36 argentinos classificados/vitoriosos. 

Ao todo, em fases eliminatórias, são: 130 jogos,  43 vitórias dos brasileiros,  32 empates e 55 vitórias dos argentinos. Em número de gols, ficamos em 156 a 140 para os nossos vizinhos.  

Boca Juniors x River Plate (GettyImages)