Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO!

Quatro times ainda brigam contra o rebaixamento; confira cenário

Grêmio, Juventude, Bahia e Cuiabá seguem na briga para fugir das duas vagas ainda em aberto que levam ao rebaixamento para a Série B

Gabriel Soria Publicado em 07/12/2021, às 10h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grêmio, Juventude, Cuiabá e Bahia seguem com risco de rebaixamento - Getty Images
Grêmio, Juventude, Cuiabá e Bahia seguem com risco de rebaixamento - Getty Images

Faltando uma rodada para o final do Campeonato Brasileiro, duas vagas no Z4 ainda precisam ser preenchidas definitivamente. Além de Chapecoense e Sport, que já estão rebaixados, Grêmio, Juventude, Bahia e Cuiabá ainda podem ocupar as duas vagas restantes e acabarem sendo rebaixados para a segunda divisão.

A 38ª rodada será de definição e ditará como essas equipes seguirão o ano de 2022. Os quatro rebaixados darão lugar a Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí, que conquistaram seu acesso de volta à elite do futebol nacional.

Confira o cenário contra o rebaixamento

Grêmio

Com 40 pontos conquistados em 37 jogos, o Imortal soma 11 vitórias, sete empates e 19 derrotas na competição. A equipe gaúcha não sabe o que é estar fora do Z4 desde a segunda rodada do campeonato e agora briga na última rodada para conseguir sair.

Para escapar do rebaixamento, o Grêmio terá que contar com uma combinação perfeita de resultados. Primeiro, será necessário vencer o Atlético-MG jogando dentro de casa. Depois, será necessário torcer para que Juventude e Bahia percam seus respectivos jogos.

Grêmio precisa vencer Atlético e torcer por combinação de resultados para se manter na Série A - Getty Images

Caso os acontecimentos sigam essa linha, o Imortal chegará aos mesmos 43 pontos que os outros dois clubes, mas com 12 vitórias. Considerando que as equipes têm 10 e 11 vitórias, respectivamente, a equipe comandada por Vágner Mancini escaparia da queda.

Juventude

O Juventude, atualmente, ocupa a 17ª colocação e é o primeiro time dentro do Z4. Para escapar do rebaixamento, a equipe precisa vencer o Corinthians dentro de casa e torcer para Bahia ou Cuiabá perderem seus jogos. 

Em caso de uma derrota do Bahia, um empate também livra a equipe de Caxias do Sul da queda. Em 37 jogos na competição, a equipe fez 43 pontos, conquistando 10 vitórias, 13 empates e 14 derrotas.


Canal - SportBuzz


Bahia

O Bahia é um dos times que depende apenas de si mesmo para se manter na Série A. Enfrentando o Fortaleza, que já está classificado para a fase de grupos da Libertadores, a equipe soteropolitana precisa de uma vitória para se garantir de vez fora do Z4.

Independentemente de qualquer outro resultado, a vitória já garante o tricolor baiano na elite no ano de 2022. Na competição, a equipe já fez 37 jogos, onde venceu 11, empatou 10 e perdeu 16, somando assim seus 43 pontos.

Cuiabá

Com 46 pontos, a equipe mato-grossense é a mais confortável entre as quatro que brigam para não cair. Nesta última rodada, a equipe precisa apenas de um empate para se manter na elite do futebol nacional.

Contudo, ainda existem alguns perigos. Em caso de derrota, a equipe terá que torcer muito para que Bahia e/ou Juventude tropecem, para que não entre no Z4. Caso os mato-grossenses não pontuem, vitórias do tricolor baiano e da equipe de Caxias do Sul os deixam com os mesmos 46 pontos, mas com 12 e 11 vitórias, respectivamente.

Resumindo, o que cada equipe precisa fazer para se manter na Série A:

- Grêmio: precisa vencer o campeão Atlético-MG e torcer para que Bahia e Juventude percam.

- Juventude: precisa vencer o Corinthians e torcer por uma derrota de Bahia ou Cuiabá.

- Bahia e Cuiabá: dependem de si mesmos. Bahia precisa vencer o Fortaleza e o Cuiabá só precisa de um empate contra o Santos. Caso os soteropolitanos e mato grossenses percam seus jogos, precisam torcer para que Juventude e Grêmio também não pontuem.