Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAIU!

Quais são os times que caíram para a Série B do Brasileirão?

Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo disputarão a segunda divisão em 2021

Gabriel Soria Publicado em 26/02/2021, às 08h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vasco vence Goiás, mas não evita rebaixamento. - Getty Images
Vasco vence Goiás, mas não evita rebaixamento. - Getty Images

Com o final da 38ª rodada do Brasileirão, que aconteceu na última quinta-feira, 25, ficaram confirmados todos os times rebaixados para a segunda divisão do futebol brasileiro. Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo compõe a lista e dão lugar a Cuiabá, Juventude, América Mineiro e Chapecoense, que conquistaram o acesso.

O Vasco teve seu rebaixamento confirmado contra o Goiás na última rodada. O Gigante da Colina começou bem o campeonato e chegou a alcançar a liderança na quarta rodada, mas perdeu muitos pontos para clubes que, mais adiante, brigariam contra o rebaixamento juntamente com ele. Nos confrontos diretos, foram 12 jogos, cinco vitórias, três empates e quatro derrotas. Os problemas estão longe de acontecer só dentro de campo. Vindo de algumas eleições conturbadas, o Cruzmaltino não vem tendo boas gestões, o que acaba refletindo muito dentro de campo tembém.

Com o Goiás o cenário foi um pouco diferente. O clube esmeraldino já vinha brigando na parte de baixo da tabela desde o começo, contudo o rebaixamento só foi matematicamente confirmado após o empate contra o Red Bull Bragantino, pela 37ª rodada. A equipe não começou bem, o que foi se repetindo em uma temporada onde, de 38 rodadas que a competição tem, o Verdão assumiu a última colocação em 18 delas. A equipe protagonizou uma das passagens mais rápidas que um técnico já teve por qualquer time no futebol brasileiro. Thiago Larghi foi contratado no dia 21 de agosto de 2020 e ficou por 38 dias no cargo, realizando apenas seis jogos no comando da equipe. 

"A torcida foi muito carinhosa e atenciosa, acreditavam no trabalho. Provavelmente o Goiás não estaria nessa situação, a gente via o crescimento, a gente acreditava que uma vaga até mesmo da Libertadores era possível" - revelou o técnico ao Podcast Bola Murcha, em entrevista publicada no dia 18 de janeiro.

A situação de Coritiba e Botafogo foi praticamente a mesma que a do time de Goiania, com desempenhos muito abaixo do esperado, ambas as equipes não conseguiram desenvolver um bom futebol e passaram a maior parte dos dois turnos no Z4. A equipe carioca finalizou o Brasileirão com 27 pontos, sendo sete desses conquistados no segundo turno e somando, no total, 23% de aproveitamento. O Coxa, mesmo terminando acima do Glorioso, também teve um péssimo aproveitamento. Foram 114 pontos disputados, nos quais só conquistou 31, o que dá um aproveitamento de 27%.

A Série B 2021 promete ser uma das mais emocionantes da história, com times como Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba, Goiás, Vitória e tantos outros que seria normal ver na primeira divisão. A competição tem início marcado para o dia 29 de maio.