Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ELIMINADOS!

Veja quais equipes brasileiras ficaram de fora da Libertadores e da Sul-Americana

A fase de grupos dos torneios continentais finalmente chegou ao fim; confira se a sua equipe não se classificou para a fase de mata-mata

Lucas Cesare Publicado em 28/05/2021, às 13h12 - Atualizado às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bahia se complicou na Sul-Americana ao ser derrotado pelo Independiente-ARG - Getty Images
Bahia se complicou na Sul-Americana ao ser derrotado pelo Independiente-ARG - Getty Images

Depois de seis longas rodadas, a fase de grupos da Copa CONMEBOL Libertadores e da Copa Sul-Americana finalmente chegou ao fim na noite da última quinta-feira, 28.

Inicialmente haviam 14 equipes brasileiras na disputa por um título internacional somando as duas competições, sete na Libertadores e sete na Sul-Americana. Porém, com o fim desta primeira fase cinco desses times já deram adeus a suas respectivas competições, foram eles: Atlético Goianiense, Bahia, Ceará, Corinthians e Santos (este que foi eliminado da Libertadores, mas classificou-se para a Sul-Americana por ter ficado em terceiro do grupo).

Vamos fazer um pequeno retrospecto do grupo de cada uma dessas equipes, dos times que se classificaram nesses grupos e dos resultados obtidos pelos brasileiros em seus seis jogos:

Libertadores

Santos

O alvinegro foi o único time brasileiro a ser eliminado na Libertadores, porém, nem tudo é motivo para desagrado do torcedor santista. Por ter ficado em terceiro lugar no grupo C, o Peixe garantiu uma vaga nas oitavas de finais da Copa Sul-Americana.

O grupo do Santos era realmente um dos mais complicados, além de contar com o excelente Barcelona de Guayaquil (que ficou com o primeiro lugar) e com o temido Boca Juniors (segundo colocado), na chave ainda estava o The Strongest, da Bolívia, e sua altitude de mais de 3600 metros da cidade de La Paz.

O Peixe começou muito mal a competição, perdendo os dois primeiros jogos. Na terceira e na quarta rodada, conseguiu emplacar duas boas vitórias, 5 a 0 contra o The Strongest e 1 a 0 contra o Boca. Contudo, a derrota para os bolivianos, por 2 a 1, na altitude, foi onde praticamente confirmou a eliminação dos brasileiros, que foram para a última rodada precisando vencer o Barcelona e torcer por uma derrota do Boca, o que não aconteceu.

Santos perdeu para o Barcelona SC na última rodada da Libertadores (Crédito: Getty Images)

Sul-Americana

Bahia

O tricolor começou bem a competição, com duas vitórias e dois empates nos dois primeiros jogos a equipe chegou a liderar seu grupo ao lado do Independiente, ambos com oito pontos.

Porém, os dois reveses nas duas últimas rodadas (1 a 0 para o Independiente, na Argentina, e 4 a 2 para o Montevidéu City Torque, em Salvador) somados às duas vitórias da equipe argentina foram o suficiente para deixar o Esquadrão apenas na terceira posição do grupo B.

Bahia perdeu para o Independiente-ARG na Sul-Americana (Crédito: Getty Images)

Ceará

O Vozão chegou à última rodada dependendo apenas de si para conseguir a classificação. Contudo, a missão não era das mais fáceis: derrotar o Jorge Wilstermann na altitude de 2500 metros de Cochabamba, na Bolívia.

Uma vitória contra o lanterna bastava para garantir os alvinegros nas oitavas. Entretanto, nada aconteceu como o planejado. A equipe foi derrotada, por 1 a 0, e ainda viu o vice-líder Arsenal de Sarandí derrotar o Bolívar por 3 a 1 e assumir a liderança do grupo, ficando com a classificação e eliminando os brasileiros.

Corinthians

O Corinthians talvez tenha sido o brasileiro com a campanha mais decepcionante na primeira fase dos dois torneios sul-americanos. A equipe já foi eliminada logo nas quatro primeiras rodadas, somando apenas quatro pontos, enquanto o Peñarol venceu todos os quatro primeiros jogos (dois sobre os brasileiros), foi à 12 pontos e não podia mais ser alcançado.

Depois da eliminação a equipe até conseguiu dois bons resultados nos últimos jogos, goleando o Sport Huancayo por 5 a 0 e o River Plate-PAR por 4 a 0, somando 10 pontos e conseguindo o segundo lugar do grupo.

Corinthians foi eliminado ao ser derrotado pelo Peñarol na Sul-Americana (Crédito: Getty Images)

Atlético Goianiense

O Dragão, assim como o Ceará, foi outra equipe que até nadou, mas acabou morrendo na praia. O time chegou a liderar o grupo F nas três primeiras rodadas, com sete pontos obtidos, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo no decorrer da competição.

Dos três jogos restantes o Atlético não venceu nenhum, mas também não perdeu, terminando a fase de grupos com 10 pontos (duas vitórias e quatro empates) e sendo o único brasileiro a ser eliminado invicto. Já o Libertad, nos três últimos jogos venceu dois e empatou apenas um, ficando com 13 pontos e com a vaga para a próxima fase.