Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FUTEBOL INTERNACIONAL

PSG supera City e é o clube com maior poder financeiro

Relatório divulgado em fevereiro destaca crescimento no primeiro ano de Neymar Jr no clube

Redação Publicado em 03/03/2020, às 18h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neymar Jr - Getty Images
Neymar Jr - Getty Images
O Paris Saint Germain é o clube com maior poder financeiro no futebol mundial, de acordo com o Soccerex Football Finance 100, o relatório anual da Soccerex, organização especializada na avaliação de negócios do futebol. O PSG superou o Manchester City pela primeira vez.
O índice divulgado em fevereiro de 2020 tem como base os balanços relativos à temporada 2017 – 2018 (julho a junho), último ano financeiro global disponível no mercado. A entidade também utilizou outras fontes oficiais para complementar o relatório final, como valores de transferência de jogadores, relatórios da UEFA e mídia especializada.
O período analisado é justamente o primeiro ano de Neymar Jr no clube francês. O brasileiro foi contratado em agosto de 2017. O relatório do Soccerex segue a linha de crescimento do PSG já mencionada pelo estudo da consultoria Deloitte, o Deloitte Football Money League, porém com diferentes tipos de análise e foco na metodologia de estudo (Leia a reportagem).
A pontuação obtida pelo Paris no relatório do Soccerex é de 5,318 no Índice de Finanças Financeiras (FFI), que leva em consideração cinco principais variáveis de receita como:
- Ativos de jogo (jogadores)
- Ativos tangíveis e dinheiro (estádios, centros de treinamento e outras propriedades do clube)
- Dinheiro no banco
- Investimento potencial do proprietário
- Dívida Líquida
O Manchester City, que liderou todas as classificações anteriores nos últimos três anos, ficou em segundo lugar com uma pontuação da FFI de 5,197.
De acordo com os dados, a posição dos clubes é justificada, em grande parte, pelo vasto recurso financeiro de seus respectivos proprietários. Juntas, os times valem mais de 1 bilhão de euros.
O relatório menciona que o PSG ultrapassou o Manchester City graças a um nível aprimorado de gestão financeira, permitindo ao clube aumentar suas reservas de caixa e reduzir os níveis de dívida. Isso foi feito, segundo o estudo, por meio de uma combinação de vendas e suporte de jogadores, que elevaram o capital social do clube para 316 milhões de euros.
O aumento anual nas reservas de caixa do PSG foi cinco vezes o aumento nas do Manchester City, mas a maior mudança foi em termos de dívida, onde o PSG conseguiu uma redução de € 70 milhões, enquanto os níveis de dívida do Man City aumentaram mais de € 90 milhões.
Confira o ranking:
PSG (FRA) - 5.318
Manchester City (ING) - 5.197
Bayern de Munique (ALE) - 3.888
Tottenham (ING) - 3.441
Real Madrid (ESP) - 3.336
Arsenal (ING) - 3.150
Chelsea (ING) - 2.893
Liverpool (ING) - 2.616
Juventus (ITA)- 2.195
Borussia Dortmund (ALE) - 2.154

4 itens incríveis que todo torcedor do Paris Saint-Germain vai desejar ter

1- Camisa PSG  Modelo II - https://amzn.to/2Pa6OfL

2- Funko Pop! Kylian Mbappé - https://amzn.to/2BzUYDt

3- Caderno Uma Matéria Paris Saint-Germain - https://amzn.to/35Zj8FK

4- Bolsa Térmica Paris Saint Germain - https://amzn.to/2ME56l9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.