Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SERÁ?

Presidente da Conmebol envia carta para dirigentes da CBF, agradece pela Copa América, e diz que críticas são "inveja"

Com restrições por conta da pandemia, a CBF acabou aceitando o pedido da Conmebol em realizar a Copa América no Brasil

Redação Publicado em 13/07/2021, às 07h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, envia carta à CBF agradecendo pela Copa América - GettyImages
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, envia carta à CBF agradecendo pela Copa América - GettyImages

Depois do fim da Copa América, no último sábado, 10, com a vitória da Argentina no Maracanã, o presidente da Conmebol, AlejandroDomínguez, endereçou uma carta para os dirigentes da CBF, e de outros países, para agradecer pelo apoio dado durante toda a realização da competição.

No documento, o mandatário da Conmebol coloca com olhos positivos a repercussão internacional que a competição entre seleções teve, especialmente com as manifestações de torcedores de Brasil e Argentina em países como Indonésia ou Bangladesh.

Além disso, Alejandro atribuiu as críticas a competição ao "ciúmes e inveja". O presidente da entidade fez uma menção especial a CBF, que aceitou realizar a competição no Brasil depois que os governos de Colômbia e Argentina se recusaram por conta da pandemia de coronavírus.

Para se ter uma ideia, no início do mês de junho, a Conmebol utilizou as redes sociais para confirmar a realização da Copa América no Brasil. Com o aval pela escolha das sedes, a entidade garantiu que todos os envolvidos na competição sul-americana teriam total segurança.

Através de um vídeo divulgado em seu perfil oficial, a entidade máxima do continente confirmou as sedes para o início da Copa América. São elas: Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá e Goiânia, sendo que todos os locais foram escolhidos em uma reunião conjunta com os governos locais.

No vídeo, Alejandro Domínguez, que é presidente da entidade, falou sobre as sedes escolhidas para o torneio e ainda projetou montar a tabela o mais rápido possível, além de definir os estádios para cada partida.

"Estaremos realizando os jogos nessas cidades com toda segurança possível, sem a presença do público, com protocolos sanitários rígidos e alinhados com as autoridades de saúde. Estamos trabalhando para, o mais breve possível, poder anunciar a tabela da competição ajustada e os estádios em que serão realizadas as partidas", disse Alejandro Domínguez.

"A CONMEBOL Copa América de 2021 já tem sedes confirmadas. Estamos trabalhando arduamente para informar a programação completa do torneio o mais rápido possível", escreveu o perfil da entidade.

Confira a carta de Alejandro Domínguez na íntegra:

"Caros presidentes:

Com a satisfação do trabalho realizado, gostaria de expressar minha gratidão pelo apoio permanente que deram a mim e à equipe da Conmebol na organização desta Copa América. Agradeço muito este apoio, que não diminuiu nem mesmo quando éramos alvos de todos os tipos de ataques e acusações infundadas.

Nossa Copa América não só cumpriu seu principal objetivo esportivo, mas também confirmou que o futebol sul-americano tem alcance e impacto globais.

As imagens de caravanas celebrando o campeão da América nas ruas da Indonésia ou de Bangladesh nos enchem de admiração e orgulho. Somente as estrelas sul-americanas geram essa paixão. Somente nossas estrelas despertam essas emoções.

Essa é a mística e a força do nosso futebol. E não é estranho que esta forma de viver o futebol faça surgir inveja ou ciúme ou que haja tantas tentativas de sabotar os nossos torneios.

Um agradecimento especial à CBF não só pelo apoio e colaboração permanente, mas por abrir as portas de sua casa, que nos permitiu levar este festival de futebol sul-americano para todo o mundo.

Convido você a continuar trabalhando com essa mística. Esse é o caminho certo para a América do Sul reconquistar o mundo: união, responsabilidade, transparência, profissionalismo e, acima de tudo, acreditar sempre", escreveu o presidente.