Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FIM DE UMA ERA!

Presidente da Conmebol define fim de gol fora na Libertadores

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anunciou nesta quinta-feira, 25, o fim do "gol fora" em todas as competições da entidade

Redação Publicado em 25/11/2021, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anúncio o fim do "gol fora" - Getty Images
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anúncio o fim do "gol fora" - Getty Images

Nesta quinta-feira, 25, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, pôs fim a uma das regras mais polêmicas dos torneios mata-mata que contam com jogos de ida e de volta. O anúncio é de que não haverá mais o critério de  "gol fora", que é quando o time visitante marca fora de casa e passa a ter uma vantagem por isso.

Tal decisão muda muito o cenário de como as equipes vão se preparar para as partidas eliminatórias do torneio da entidade. Como exemplo claro é possível citar o Palmeiras que, nesta edição, se classificou na semifinal contra o Atlético-MG ao empatar dentro de casa em 0 x 0 e então conseguiu o empate em 1 x 1 e garantiu sua vaga na final.

Outro exemplo com o Verdão é o confronto contra o São Paulo, nas quartas de final. Com o empate em 1 a 1 no Morumbi, o Soberano precisou atacar mais para conseguir o resultado, já que o placar inicial da partida os eliminaria. Com isso, o Palmeiras se montou para aproveitar os contra-ataques e venceu o confronto por 3 a 0.

É importante lembrar que o fim do critério é válido para todas as competições da entidade. A regra foi abolida após 16 anos em vigor e passa a valer a partir de 2022. Com início em 2005, o critério era válido em todas as fases, mas foi retirado das finais a partir de 2008.

Confira o post nas redes sociais da Conmebol

"A CONMEBOL elimina o  "gol de visitante". Daqui para frente, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, e os gols marcados como visitante não se considerarão como um fator de desempate. Com isso, se busca uma maior justiça desportiva", diz o post.