Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DE VOLTA

Portuguesa conquista o acesso à elite do Campeonato Paulista

Portuguesa voltou para a primeira divisão do Campeonato Paulista depois de ficar por sete anos na disputa da Série A2 da competição estadual

Redação Publicado em 09/04/2022, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Portuguesa conquista acesso à Série A do Paulistão - Transmissão/Youtube/Paulistão
Portuguesa conquista acesso à Série A do Paulistão - Transmissão/Youtube/Paulistão

A Portuguesa está de volta! Neste sábado, 9, com o estádio do Canindé lotado, a equipe lutou muito para conquistar o empate diante do Rio Claro por 1 a 1. Com esse resultado, a vaga na final da A2 e na elite do Paulistão de 2023 foram garantidas. Para se ter uma ideia, a Lusa não chegava na Série A do estadual há sete anos.

Como a Portuguesa tinha vencido por 1 a 0 no confronto de ida, em Rio Claro, o empate foi mais que o suficiente para definir a vaga. O gol foi anotado por Gustavo França, aos 33 minutos do primeiro tempo. Bruno Moraes empatou para o Galo Azul aos 13 minutos da etapa final, em um momento em que os rio-claristas pressionaram, mas não conseguiram mais um gol.

Canal - SportBuzz

Caso o Rio Claro tivesse feito mais um, a decisão ficaria ainda mais dramática sendo decidida nas penalidades máximas. Agora, a Lusa agora espera pelo vencedor do confronto entre Oeste e São Bento, que empataram na partida de ida, em Sorocaba, por 2 a 2, e decidem a vaga e o acesso em Barueri, neste sábado, a partir das 19h (horário de Brasília).

Na A2, a Portuguesa vai disputar a decisão e tenta faturar a competição pela terceira vez em sua história. Em outro momento, o clube do Canindé foi campeão em 2007 e 2013. De volta para a elite do Paulistão, a equipe soma três títulos conquistados nesta condição em sua prateleira, em 1935, 1936 e 1973.

Portuguesa em campo na partida contra o Rio Claro
Portuguesa em campo na partida contra o Rio Claro (Crédito: Transmissão/Youtube/Paulistão)

Do outro lado, pelo segundo ano seguido o Rio Claro disputou o acesso, mas superado. Em 2021, a equipe chegou na semifinal, mas perdeu a vaga para o Água Santa. Em ambos os casos, o técnico também foi o mesmo: Alberto Félix. Em 2023, o Galo Azul vai disputar a Série A2 pelo sétimo ano seguido, e sua última vez no Paulistão foi em 2016.