Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / REPESCAGEM EUROPEIA!

Portugal e Itália podem decidir vaga para Copa; confira a repescagem

Fifa definiu, em sorteio, os grupos da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2022; Portugal e Itália caem na mesma chave

Redação Publicado em 26/11/2021, às 13h25 - Atualizado às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Portugal e Itália podem decidir vaga na Copa; confira a repescagem - GettyImages
Portugal e Itália podem decidir vaga na Copa; confira a repescagem - GettyImages

A Fifa sorteou nesta sexta-feira, 26, os grupos da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Portugal e Itália caíram no chaveamento C e as seleções podem se enfrentar por uma vaga no Mundial do ano que vem na final do grupo. Na semifinal da chave, os portugueses irão jogar contra a Turquia, enquanto os atuais campeões da Euro decidirão contra a Macedônia do Norte. Caso vençam, a final será decidida em solo italiano. 

Nos outros grupos da repescagem, Escócia, Ucrânia, País de Gales e Áustria foram sorteados para a chave A, enquanto Rússia, Polônia, Suécia e Áustria definirão uma vaga para o Catar pelo Grupo B. O mandante da primeira final será o vencedor da semifinal 2, e o da segunda, o campeão da semifinal 3.

Cada grupo contou com duas seleções do Pote 1 e duas do Pote 2, sendo que os cabeça de chave não podem se enfrentar na semifinal. Cada chave terá uma final que vai definir as últimas três vagas da Europa para a Copa do Mundo. As semifinais e finais estão marcadas para os dias 24 e 29 de março de 2022, respectivamente. Os horários ainda serão definidos. 

Confira o chaveamento

Grupo A:

Semi 1: Escócia x Ucrânia 
Semi 2: País de Gales x Áustria
Mandante da final: campeão da semifinal 2

Grupo B:

Semi 3: Rússia x Polônia 
Semi 4: Suécia x República Tcheca
Mandante da final: campeão da semifinal 3

Grupo C:

Semi 5: Itália x Macedônia do Norte
Semi 6: Portugal x Turquia
Mandante da final: campeão da semifinal 6

Como funcionou o sorteio

O sorteio desta sexta-feira dividiu os 12 países em três grupos, com quatro equipes cada. A disputa dos play-offs contará com semifinal e final, ambos em jogo único, e o vencedor de cada chave carimba a vaga para a Copa do Catar. Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales estarão no Pote 1, por conta da campanha nas Eliminatórias, e decidem a semifinal em casa. Um novo sorteio definirá o mando de campo das finais.

Pote 1:

PortugalEscócia
Itália
Rússia
Suécia
País de Gales

Porte 2:

Turquia
Polônia
Macedônia do Norte
Ucrânia
Áustria
República Tcheca

O sorteio começou pela distribuição das seis equipes do Pote 1 às semifinais 1, 2, 3, 4, 5 e 6, respectivamente, como equipe da casa. A primeira seleção sorteada disputará a semi 1, a segunda a semi 2 e assim sucessivamente. Os times do Pote 2 completarão as partidas, seguindo a mesma ordem de sorteio. As semifinais 1 e 2 pertencem ao Grupo A da repescagem, as semis 3 e 4 ao Grupo B e as semis 5 e 6 ao Grupo C. 

Seleção Italiana briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2022 (Crédito: GettyImages)

Repescagem intercontinental

A Fifa ainda sorteou nesta sexta-feira, 26, os duelos entre representantes de Conmebol, Concacaf, Ásia e Oceania para a repescagem intercontinental para a Copa do Mundo de 2022. No primeiro duelo, uma seleção asiática irá brigar pela vaga no Mundial contra uma equipe da Concacaf. Já a seleção da Conmebol brigará pela classificação contra um representante da Oceania.

Confira as seleções já classificadas à Copa do Mundo

Após a disputa da Data Fifa de novembro, a última de 2021, a Copa do Mundo do Catar conheceu 13 seleções classificadas ao Mundial. Além do país sede, Brasil, Argentina, Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha garantiram vaga na disputa.