Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Por onde estão os craques que compuseram a primeira 'Era de Galáticos' do Real Madrid?

Investimento de 1 bilhão de euros acabou não sendo o suficiente para quebrar a hegemonia do Barcelona

Pedro Ungheria Publicado em 20/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Real Madrid reuniu o mais alto escalão do futebol mundial em seu cartel! - GettyImages
Real Madrid reuniu o mais alto escalão do futebol mundial em seu cartel! - GettyImages

A hegemonia do Barcelona na Espanha foi algo assustador nos anos de 1990 e 2000. Pensando nisso, o Real Madrid resolveu se opor ao seu principal rival e, de uma vez por todas, assumir por um bom tempo o topo do futebol espanhol.

Em meados de 2001, o presidente Florentino Pérez decidiu unir os maiores jogadores de futebol de todo o mundo no Real. Com isso, a partir de 2001, tendo a contratação de Luís Figo como o pontapé inicial, começou a tão conhecida Era dos Galáticos Merengues.

Esta durou até 2007, quando David Bekcham deixou o clube. Ao todo, neste intervalo de seis anos, estima-se que o investimento feito pelo mandatário foi de mais de um bilhão de euros! É isso mesmo, nos dias de hoje, isso daria quase seis bilhões de reais.

A partir do momento que você junta os melhores, na melhor infraestrutura e com os melhores comandantes, espera-se que os resultados correspondam e tragam grandes conquistas à tona, porém não foi bem assim que aconteceu.

O termo ‘Era dos Galáticos’ carrega significados tanto negativos quanto positivos. Inicialmente, foi utilizado para enfatizar a grandeza dos jogadores e o esforço em construir uma equipe de classe mundial. Depois, começou a ter um significado mais pejorativo, utilizado para ridicularizar a tentativa de títulos de expressão, sem muito sucesso.

A fim de relembrar um pouco deste período que causa tanta controvérsia para os torcedores do Real, nós do SportBuzz resolvemos relembrar um Top 10 de jogadores que vestiram a camisa por preços altíssimos e ver como estão nos dias de hoje. 

Nesta lista temos desde treinadores, do próprio Real Madrid, até alguns nomes que seguem atuando no futebol mundial! 

Confira:

Zinedine Zidane

Vamos começar por Zidane! O craque francês, considerado um dos maiores jogadores de sua nacionalidade, veio para o Real Madrid em 2001, pelo preço de 75 milhões de euros, o que encheu o cofre da Juventus. 

Atualmente, o astro nada mais é do que o treinador dos Merengues. Desde que pendurou as chuteiras, Zizou sempre se dedicou ao futebol, principalmente por deixar clara a ambição de conquistar cenários expressivos como treinador. 

Luís Figo

O craque deixou o Barcelona em 2000, por nada mais, nada menos do que 61 milhões de euros. Responsável por comandar todos os meio-campos que passou, o português atualmente, com 47 anos, o ex-jogador segue se dedicando ao futebol. 

Diretamente ligado com a Federação responsável pelo futebol em Portgual, o Melhor Jogador do Mundo de 2000 ainda desfruta dos luxos que a carreira futebolística lhe proporcionou. 

Ronaldo

Eles estavam focados em montar uma seleção, realmente! Outro reforço foi Ronaldo Fenômeno. Na época, em 2002, ele foi contratado por 45 milhões de euros, da Internazionale. No Real, o brasileiro escreveu história e foi um dos maiores goleadores a vestir a camisa. 

Nos dias de hoje, Ronaldo segue ligado ao futebol, porém na área administrativa. O fenômeno possui uma empresa responsável por agenciar jovens revelações e até mesmo alguns jogadores de ponta do futebol mundial. 

Recentemente, ele adquiriu os direitos de um time, o Real Valladolid, da Espanha. 

David Beckham

Quando o assunto é astro, este não pode ficar de fora! Dono de uma magia única com as bolas nos pés, principalmente em lances parados, Beckham desembarcou em solos espanhois em meados de 2003.

Ao deixar o Manchester United por 35 milhões de euros, o astro mostrou para o que veio e foi um dos principais nomes da Era Galática, tendo em vista que saiu apenas em 2007. Sendo o marco final deste período. 

Atualmente, Beckham é dono de um time da MLS, liga estadunidense de futebol. O Inter de Miami é considerado um dos times de ponta do torneio norte-americano. Além disso, ele continua com trabalhos publicitários. 

Roberto Carlos

Um dos primeiros jogadores contratados pelo Real Madrid, o lateral brasileiro foi para o clube em 1996 pelo valor de 6 milhões de euros. Ele ficou por um bom tempo no Real Madrid. Após as conquistas na Europa, Roberto desembarcou no Brasil, onde finalizou sua carreira. 

Nos dias de hoje, o dono de um dos chutes mais potentes do futebol mundial segue no mundo futebolístico, porém, sem muitos holofotes, por preferência própria. 

Michael Owen

Um dos maiores craques ofensivos do futebol inglês também vestiu a camisa do Real Madrid. O valor certo de sua trasnferência foi de 12 milhões de euros, valor que foi destinado totalmente para o  Liverpool, em 2004. 

Desde que deixou os gramados, em 2013, Owen tem se dedicado para sua família. Por mais que tenha ligações com o universo esportivo, ele não seguiu carreira nos grandes clubes europeus, muito menos nos ingleses. 

Júlio Baptista

Um dos jogadores mais recentes a anunciar aposentadoria foi o brasileiro Júlio Baptista. Na época, em 2005, ele foi contratado pelo time galático pela alcunha de 25 milhões de euros, valor este que ajudou bastante o Sevilla, que passaria por um 'desmanche' neste ano. 

Depois do Real Madrid ele ainda passou por outros clubes tanto na Europa, quanto no Brasil e Estados Unidos. 

Atualmente, o atacante não deu muitos indícios do que fará profissionalmente, por sua aposentadoria ser algo bem recente. Mas, espera-se que ele siga no meio do futebol. 

Iker Casillas

Este não teve custo algum. Revelado nas categorias de base do clube, Casillas sempre foi jogador do Real Madrid, com um adendo que foi sua ida para o Porto, já no que podemos chamar de 'reta final' de sua carreira.

Considerado o nome principal dos arqueiros espanhois, considerando que foi campeão do mundo em 2010 com a Furia, o astro teve um fim de carreira não tão positivo. 

Após um infarno no miocárdio, Iker teve que se ausentar dos gramados. Sem confirmar detalhes sobre como fará com sua aposentadoria. Atualmente, no Porto, ele deve pendurar as chuteiras e se dedicar para assuntos mais políticos no futebol, como por exemplo a candidatura para ser presidente da Federação Espanhola de Futebol. 

Sergio Ramos

Considerado ainda um jovem na época, o Real Madrid desembolsou 27 milhões de euros para o Sevilla, o que resultou na contratação de Sergio Ramos, que viria a ser um dos maiores ídolos da história do clube.

A negociação aconteceu em 2005, mesmo ano em que Júlio Batista deixou o time espanhol, por isso a utilização do termo 'desmanche' quando falamos do brasileiro. 

Atualmente, Sergio segue atuando pelo Real e é uma das peças-chave do elenco de Zidane. Além de ostentar a capitania, ele segue sem previsões de pendurar as chuteiras. 

Robinho

Considerado uma das maiores revelações do futebol brasileiro neste intervalo de tempo, Robinho deixou o Santos em 2005, quando foi para o Real Madrid pelo valor de 25 milhões de euros. 

Assim como Sergio Ramos, ele segue atuando, porém, sem tanta expressividade como o craque espanhol. 

Aos 36 anos, o atacante, rei das pedaladas, defende o İstanbul Başakşehir FK, da Turquia. Recentemente especulações de que ele finalizaria a carreira no Santos vieram à tona, mas, não foram concretizadas. 


5 itens que os torcedores do Real Madrid vão amar

1- Mochila G Sport Real Madrid - https://amzn.to/2BAyFO7

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/31DrYp5

3- Livro Maquete 3D Estádio Real Madrid Bernabéu - https://amzn.to/2WbfsMC

4- Placa Decorativa Real Madrid - https://amzn.to/32QuM3P

5- Boné Real Madrid  - https://amzn.to/2BEbjXO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.