Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Por caso Rony, Athletico se prepara para ficar até 2021 sem poder contratar!

Clube não poderá contratar jogadores pelo período de duas janelas de transferência

Redação Publicado em 08/10/2020, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por caso Rony, Athletico se prepara para ficar até 2021 sem poder contratar - GettyImages
Por caso Rony, Athletico se prepara para ficar até 2021 sem poder contratar - GettyImages

O dia 13 de outubro inicia uma fase complicada para o Athletico. A data que marca a abertura da janela internacional de transferências também inicia o processo de proibição dado pela FIFA de contratar jogadores até julho do ano que vem.

De acordo com o site Globo Esporte, o clube já foi notificado pela entidade e agora aguarda o início da punição, que começa na semana que vem.

Três meses antes, a Fifa já tinha suspendido o Furacão de registrar novos jogadores pelo período de duas janelas de transferências seguidas por conta do imbróglio judicial com o Albirex Niigata, do Japão, envolvendo o atacante Rony.

Agora praticamente em ação, a punição vale para o mercado nacional e internacional.

Como no Brasil a CBF não adota em seus regulamentos o termo "Janela de transferências", mas sim um prazo para que os clubes registrem atletas em determinadas competições, a decisão gerou dúvidas e assim, a entidade brasileira pediu esclarecimentos à FIFA.

Enquanto a FIFA não pediu para a CBF fechar o sistema de registros para o Athletico, o clube registrou o zagueiro PedroHenrique, o volante Richard, o meia Ravanelli, o meia Jorginho e os atacantes RenatoKayzer e Fabinho.

Além disso, o clube chegou a sondar o lateral direito PauloHenrique, do Paraná e tem até segunda-feira, 10, para registrar novos jogadores. O meia Jadson, por exemplo, vem treinando no CT do Caju e deve assinar um contrato com o clube de seis meses. 
O caso Rony

Antes de acertar com o Athletico, em 2018, Rony chegou a vestir a camisa do Botafogo e treinar no clube carioca, mas o Albirex acusou o jogador de ignorar um contrato de três anos e melou a negociação.

Na sequência, o Furacão entrou na jogada. O clube solicitou a liberação do ITC (em português, Certificado de Transferência Internacional) junto ao time japonês, que negou.

Os representantes do jogador, no entanto, voltaram a acionar a Fifa e fizeram um novo protocolo pedindo a liberação de Rony, com urgência, devido ao prazo final de inscrição de jogadores no Brasileirão.

Depois de dois meses de espera, o Athletico enfim conseguiu a liberação da Fifa e pôde registrar Rony em agosto de 2018. O atacante já havia conseguido um parecer favorável no dia 9 de maio, quando a entidade autorizou o jogador a se transferir para outro clube.

Entre agosto de 2018 e janeiro de 2020, o atacante disputou 73 partidas, marcou 13 gols e conquistou três títulos pelo clube. O Furacão vendeu Rony para o Palmeiras no início deste ano, por 6 milhões de euros, cerca de R$ 28 milhões.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.