Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SURPREENDENTE!

Pelé revela seu time do coração e surpreende com resposta: "Fui não, sou ainda"

Ídolo do Santos relembrou como adquiriu carinho pelo clube

Izabella Macedo Publicado em 31/03/2020, às 15h29 - Atualizado em 29/12/2022, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé revela seu time do coração e surpreende - GettyImages
Pelé revela seu time do coração e surpreende - GettyImages

Maior nome da história do futebol, Pelé morreu na tarde desta quinta-feira, 29, aos 82 anos de idade. Internado desde o final do mês de novembro, o maior jogador de todos os tempos faleceu no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo. Desde setembro de 2021, o Rei do Futebol vinha tratando um câncer no cólon. A informação foi confirmada pela família do ex-jogador.

Ao falar o nome de Pelé, é natural associá-lo ao Santos, afinal, foi no clube da baixada que o ex-jogador se tornou o Rei do Futebol e construiu sua vitoriosa carreira. No entanto, enganam-se aqueles que pensam que o time do coração de Pelé, é o Peixe.

Em entrevista antiga ao Canal Pilhado, em 2020, o Rei abriu o jogo sobre para qual time do Brasil ele realmente torce. Sua resposta, inclusive, deixou muitos fãs surpresos. 

"Fui não, sou Vasco. Para que não se lembra, sou ainda. Todo mundo começou a me questionar, e eu disse: 'Tenho direito de escolher, porque meu time, todo mundo sabe que é o Santos, eu jogo pelo Santos'. Mas eu sou vascaíno", disse.

Pelé ainda recordou como foi essa trajetória até criar um carinho especial pelo clube Cruzmaltino e ainda garantiu sustentar o carinho pelo Gigante da Colina. 

"Em Bauru, a maioria dos amigos do meu pai, seu Dondinho, era Corinthians. Era São Paulo, tinha o BAC (Bauru Atlético Clube), o Noroeste, mas do Brasil, a maioria era corintiano. E não sei porque cargas d'água eu saí Vasco, comecei a gostar do Vasco", disse antes de completar.

"Naquela época meu pai jogava com um jogador que chamava Marinho, centroavante, mais jovem, que depois foi para o Vasco. E aí deu essa coisa pelo Vasco. E por coincidência, eu acabei jogando pelo Vasco em um Brasileiro", concluiu.

Essa passagem que Pelé se referiu aconteceu durante o Torneio do Morumbi de 1957, competição amistosa promovida pelo São Paulo para celebrar a construção do seu estádio. 

Ainda com 16 anos, a promessa que despontava foi cedida ao Cruzmaltino juntamente com os santistas Ivan, Urubatão, Brauner, Álvaro, Jair Rosa Pinto e Pepe. Sua chegada tinha como objetivo formar uma espécie de combinado, já que o time principal do Vasco caminhava pela Europa.

"Só Deus para explicar uma coisa dessa, né? Com tanto time em São Paulo que eu poderia ter jogado, mas foi no Vasquinho. São coisas que Deus tem me dado de presente e que é difícil explicar", contou.

Quando perguntado se ainda nutria o mesmo carinho pelo clube carioca, Pelé não só afirmou como lembrou de brincadeiras envolvendo a rivalidade entre Cruzmaltinos e Flamenguistas na época da Seleção Brasileira.

"Até hoje, não. Nunca deixei de ter. Mas não espalha, porque depois os flamenguistas que são meus amigos vão ficar bravos comigo (risos). Mas ele sabem. A gente perturbava o Gerson na seleção. Eu falava 1é meu Vasquinho1 e tal. E o Gerson: "Que Vasquinho, o quê. Nosso time é o Mengo, o Mengão", afirmou.

O Rei ainda disse que de vez em quando sofria assistindo aos jogos clube do coração na TV. O Vasco ainda foi eleito por Pelé como o time entre os que nunca defendeu, que atuaria se tivesse a oportunidade.

"Olha, que eu não defendi. Porque se não, eu falaria que voltaria para o meu Vasquinho, o Vasco da Gama, que me deu essa oportunidade, que me fez conhecido. Para os mais jovens: Eu era do Santos, e teve um acordo entre as equipes, porque as duas estavam excursionando. Então fizeram uma união, Santos e Vasco, com os jogadores que estavam começando. Não perdemos, ganhamos o torneio. Então, para os mais jovens: Eu sou Vascaíno porque o Vasco me deu a oportunidade de aparecer no mundo todo, e sou Santos porque o Santos me criou. Então, tirando o Santos, seria o Vasco", finalizou.

MORRE PELÉ!

Por conta do problema de saúde, Pelé marcava presença uma vez por mês no hospital. A última ida ao local, no dia 29 de novembro, foi mais delicada. Sem responder ao quadro de quimioterapia, o Rei do Futebol passou a ter apenas cuidados paliativos, com o objetivo de evitar dores. Além disso, precisou tratar de uma infecção respiratória. A causa da morte foi a falência múltipla dos órgãos.

O SportBuzz lamenta profundamente a morte do ídolo Pelé e deseja muita força aos familiares, amigos e amantes do futebol mundial. Edson Arantes do Nascimento marcou seu nome no esporte e foi fundamental para que o futebol ganhasse a notoriedade que tem hoje. O Rei não se vai, ele deixa um legado e uma linda história.