Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ÍCONE

Pelé 80 anos: relembre a trajetória do Rei do Futebol!

O Rei é considerado o maior jogador da história do futebol por toda sua trajetória, dribles, gols e por seu legado deixado para o esporte

Redação Publicado em 23/10/2020, às 09h52 - Atualizado às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé completa 80 anos! - Getty Images
Pelé completa 80 anos! - Getty Images

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completa 80 anos nesta sexta-feira, 23!

O mineiro de Três Corações surgiu no futebol com 15 anos, no Santos. A carreira de Pelé estourou de maneira muito rápida e, aos 16 anos de idade, já foi convocado para a Seleção Brasileira, conquistando seu primeiro título com a amarelinha, aos 17.

Nascido no dia 23 de outubro de 1940, o ex-jogador foi muito importante para a história do Peixe. Levando o clube ao conhecimento do mundo todo, Pelé viveu seus momentos de maior glória nos anos de 1962 e 1963. Com uma equipe fortíssima, o time da Vila venceu os principais torneios do Brasil e do mundo. Foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. Antes, havia estreado em 1956, contra o Corinthians de Santo André. Dois anos depois, foi chamado para a disputa da Copa do Mundo de 1958 e já venceu seu primeiro título com o Brasil.

Pelé (Crédito: Getty Images)

Com o Peixe, conquistou o Campeonato Paulista em 10 oportunidades e foi hexa campeão brasileiro. Os números do jogador são impressionantes. Ao todo, foram 1365 jogos e 1282 gols marcados. O maior ídolo da história do torcedor santista deixou um legado muito forte no esporte. Grandes jogadores do futebol mundial já expressaram a importância que o “Rei” deixou para o esporte. Pepe, seu parceiro de Santos, afirma que é o maior artilheiro do clube praiano, pois diz considerar Pelé como um extraterrestre, assim, não poderia ser lembrado como maior artilheiro do time.

Na Seleção Brasileira, a trajetória não foi menos gloriosa. Tricampeão do mundo, Pelé disputou quatro Copas do Mundo e venceu três. Em 1958, aos 17 anos, jogou sua primeira partida em mundiais contra a URSS. Esta foi a primeira aparição do atacante para o mundo. Na Copa de 1962, se machucou no segundo jogo e não pôde jogar o restante da competição. Mesmo assim, se tornou bicampeão do mundo. No Mundial seguinte, o desempenho de toda a equipe não foi satisfatório e o Brasil acabou eliminado na fase de grupos.

Em 1970, Pelé tem o seu melhor momento com a camisa verde e amarela. Comandou o time dentro de campo, mesmo sendo ameaçado por Zagallo de ficar no banco de reservas. No ano seguinte, fez seu jogo de despedida no Maracanã para mais de 138 mil pessoas. Em 1974, disputou sua última partida com o Santos. O adversário foi a Ponte Preta. Dois anos mais tarde, foi contratado pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos. Conquistou o título americano em 1977 e encerrou oficialmente sua carreira em uma partida entre os dois clubes em que atuou durante sua carreira.

Pelé (Crédito: Getty Images)

Fora dos campos, Pelé participou de vários filmes e novelas. Gravou duas músicas com Elis Regina e fez diversas participações em propagandas. Foi investigado pela Ditadura Militar, em 1970, por uma possível “simpatia” com a esquerda política. Por suas opiniões conservadoras, foi muito criticado durante sua vida e enfrentou muitos questionamentos por não defender as causas que lhe pertenciam.

Em relação a sua vida pessoal, Pelé é casado com Márcia Aoki, desde 2016. O ícone do futebol tem seis filhos: Edinho, Kelly, Flávia, Joshua, Celeste e Jennifer.


5 itens que todo torcedor do Santos precisa ter!

1- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/32uyv6G

2- Jogo com 2 Baralhos do Santos na Lata - https://amzn.to/2BkYzp7

3- Camisa Umbro Santos 2018 - https://amzn.to/31x4p1n

4- Garrafa do Santos com Canudo Retrátil  - https://amzn.to/31oCIYh

5- Necessaire Santos - https://amzn.to/32EVlbK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.