Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Testeira
Futebol » EITA!

Paulistão: Saiba todos os detalhes das novas medidas adotadas pela FPF, que aguarda o MP para sequência do estadual

Nova proposta da Federação Paulista de Futebol envolve bolha e grande diminuição de pessoas trabalhando nos estádios

Redação Publicado em 29/03/2021, às 14h53 - Atualizado às 15h54

Campeonato Paulista ainda não possui uma data para ser realizado
Campeonato Paulista ainda não possui uma data para ser realizado - GettyImages

A Federação Paulista de Futebol ainda não desistiu e se reuniu com os principais dirigentes dos clubes para formular novas medidas de segurança contra o coronavírus. Com a atitude e um inédito documento, a ideia é convencer o Ministério Público a liberar o retorno do estadual. 

 

A tentativa da federação de fazer com que o MP mude de ideia e acredite que a competição possa ser realizada de maneira segura foi apresentada por meio de um documento. Nesse papel, o médicos da FPF e também dos 16 clubes da série A do Paulistão assinaram e concordaram com as novas medidas tomadas para a segurança dos atletas. 

Entre as propostas apresentadas pela Federação Paulista de Futebol estão a diminuição de pessoas que trabalham nos estádios (queda de 70%) e também a criação de uma bolha. A ideia é de que todos sejam monitorados pela entidade com a realização de exames e testes para que todo permaneçam seguros.

Com a bolha e um número de pessoas menor nos estádios paulistas, a FPF planeja entregar esse documento ao Ministério Público ainda nesta segunda-feira, 29. A federação não quer que o campeonato seja paralisado e fará de tudo para mantê-lo acontecendo no estado de São Paulo. 

Vale ressaltar que o Campeonato Paulista foi paralisado no início de março, depois que a segunda onda do coronavírus se intensificou em todo o estado.O governador João Dória, junto com o Ministério Público, decidiu pela não realização de eventos esportivos até o próximo dia 11 de abril.  

VEJA A NOTA DIVULGADA PELA FPF! 

"A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:

•    O Comitê Médico da FPF, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, se reuniu na última semana com os médicos dos 16 clubes da competição. Do encontro, a partir do agravamento da pandemia, foi definido um aprimoramento do já rigoroso Protocolo de Saúde da competição. O modelo prevê a organização de ambientes controlados, em que os clubes ficarão isolados em centros de treinamento ou hotéis, se deslocando apenas para os jogos. O documento cita ainda maior frequência de testagens, redução de efetivo de pessoas nos jogos, entre outras medidas de controle. O conceito será levado ao Ministério Público Estadual, em reunião a ser realizada nesta noite, e ao Governo do Estado de São Paulo;

•    Os clubes e a FPF ressaltam que este cenário com a renovação da fase emergencial gera um enorme retrocesso no controle de saúde dos atletas e comissões técnicas, além de um enorme prejuízo técnico. Por esta razão, a FPF e os clubes apresentarão ao Ministério Público e ao Governo do Estado de São Paulo a necessidade de realizar partidas da competição no Estado de São Paulo até 11 de abril, sob este protocolo aprimorado e seguro do ponto de vista médico;

•    O Futebol Paulista, sob este mais rigoroso protocolo, seguirá contribuindo para o controle e prevenção do agravamento da pandemia, com testagens constantes em atletas, comissões técnicas e funcionários dos clubes, especialmente dos assintomáticos (maioria dos atletas)".


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!