Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VOCÊ SABIA?

Para o torcedor Celeste ficar antenado sobre a história do clube, confira os 5 fatos que você não sabia sobre o Cruzeiro!

Clube mineiro já recebeu outro nome em sua fundação, é considerado o maior goleador do Estadual e mais

Izabella Macedo Publicado em 17/04/2020, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira os 5 fatos que você não sabia sobre o Cruzeiro! - Divulgação/Cruzeiro
Confira os 5 fatos que você não sabia sobre o Cruzeiro! - Divulgação/Cruzeiro

Todo torcedor fanático que se preze sabe tudo sobre a história do clube, não é? Títulos, ano de fundação e até mesmo momentos inusitados que entraram para a história devem estar na ponta da língua daqueles que tem o clube no coração.

No entanto, nem mesmo o mais apaixonado deles sabe tanto assim. E é algo natural, uma vez que essas informações podem se perder durante o tempo, já que não estão na mídia futebolística diariamente.

Pensando nisso, o SportBuzz preparou os 5 fatos que você não sabia sobre o Cruzeiro. Com eles, você vai estar preparado para qualquer roda de conversa entre os amigos e de quebra se mantém antenado sobre seu time do coração!

Confira as principais curiosidades sobre a Raposa!

1. O primeiro nome dado ao clube

O primeiro nome que o Cruzeiro recebeu em sua fundação era em homenagem à Itália (Crédito: Divulgação/Cruzeiro)

Em 1921 o clube foi fundado, porém seu nome inicial passou longe daquele que é cantado pela torcida hoje em dia.

Inicialmente, o Cruzeiro recebeu o nome de Palestra Itália, sim, exatamente o mesmo nome que originou o Palmeiras que conhecemos hoje.

O nome não permaneceu por muito tempo, já que em 1942, os dirigentes tiveram que trocar a nomeação do clube por determinação do Estado Novo de Getúlio Vargas.

Na época, era proibido qualquer agremiação brasileira exaltar a Alemanha, Itália ou Japão, já que esse eram os adversários do Brasil na II Guerra Mundial.

2. Maior goleador do Campeonato Mineiro

Quando ainda era conhecido como Palestra Itália, a Raposa simplesmente aplicou a maior goleada da história do Campeonato Mineiro. Foram exatos 14 X 0 diante do Alves Nogueira, no Estadual de 1928.

Nessa mesma partida, o atacante Ninão entrou para os momentos mais impressionantes da competição depois de marcar 10 dos 14 gols totais.

3. Mascote

Mascote do cruzeiro que originou seu apelido foi inspirado em um dirigente Celeste (Crédito: Divulgação/Cruzeiro)

A Raposa foi escolhida como o mascote oficial do clube e consequentemente se tornou o apelido carinhoso utilizado pelos torcedores depois que o cartunista Mangabeira se inspirou no dirigente Mário Grosso.

Na visão do desenhista, Mário era considerado ágil em suas contratações de reforços para o clube, assim como a raposa é na hora de conquistar sua presa.

4. A Tríplice Coroa Cruzeirense

Em 2003 o Cruzeiro conquistou a tríplico coroa do futebol brasileiro (Crédito: GettyImages

Um dos melhores anos do clube, 2003, contou com as conquistas do Campeonato Brasileiro, Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

Dessa forma, a equipe que na época era comandada por Vanderlei Luxembrugo conseguiu em 30 de novembro, a tão cobiçada Tríplice Coroa.

5. O rei da Copa do Brasil

Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil (Crédito: GettyImages)

Falando em Copa do Brasil… O Cruzeiro é o maior campeão de todos os tempos do torneio nacional.

Ao todo foram 6 títulos, em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018.

Assim, a Raposa é a única equipe mineira que venceu o torneio sem perder nenhum jogo durante toda a competição. Venceu invicto primeiro em 2000 e depois em 2003.


5 itens que todo torcedor do Cruzeiro precisa ter

1- Almanaque do cruzeiro - https://amzn.to/2MZbr9J

2- Caneca Gel Cruzeiro Escudo - https://amzn.to/32FNYBe

3- Camisa Umbro Cruzeiro Oficial 1 2019 - https://amzn.to/2W7ZAKM

4- Conjunto 4 Copos Dose Olé - Cruzeiro Escudos - https://amzn.to/2W6hAFd

5- Boné Aba Reta Cruzeiro - https://amzn.to/33PPcK2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.