Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DÉRBI!

Palmeiras x Corinthians: Descubra cinco curiosidades sobre o dérbi que você não sabia

Equipes se enfrentam nesta segunda-feira, 18, pelo Campeonato Brasileiro

Redação Publicado em 18/01/2021, às 14h19 - Atualizado às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Palmeiras e Corinthians em ação - Cesar Grecco/Palmeiras/Fotos Públicas
Jogadores do Palmeiras e Corinthians em ação - Cesar Grecco/Palmeiras/Fotos Públicas

Palmeiras e Corinthians vão fazer seu jogo 364 na história do dérbi paulista, nesta segunda-feira, 18, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Sendo uma das maiores rivalidades da história do futebol brasileiro, os dois times prometem fazer um grande duelo.

Por ser um confronto de 104 anos, as duas equipes protagonizaram diversos momentos polêmicos e de grandes partidas no último século. Com muitas histórias para contar e também curiosidades para serem conhecidas, o SportBuzz trouxe alguns números e também fatos que as vezes passaram despercebidos pelos torcedores alviverdes e alvinegros. 

1ª QUEM BATIZOU PALMEIRAS E CORINTHIANS COMO DÉRBI? 

O "apelido" do clássico entre os dois rivais paulistas veio inspirado na histórica corrida de cavalos, para ser mais preciso, faz referência ao "Derby de Epsom". O responsável por colocar o nome para Corinthians e Palmeiras como "Dérbi" foi o jornalista Thomaz Mazzoni, entre a década de 30 e 40. 

2º QUANDO AS DUAS EQUIPES ENFRENTARAM PELA PRIMEIRA VEZ? 

Com o nome de Palestra Itália, o Palmeiras enfrentou o Timão pela primeira vez no dia 6 de maio de 1917, no estádio do Verdão. Quem levou a melhor neste embate, foram justamente os donos da casa, que venceram por 3 a 0, com um hat-trick de Caetano.

3º QUEM LEVOU MAIS TÍTULOS EM FINAIS DE PALMEIRAS E CORINTHIANS?

Outro ponto que o Palmeiras acaba levando certa vantagem sobre o Corinthians são em decisões de campeonato. Contando Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Campeonato Paulista e outras competições, o Verdão levou 11 títulos, enquanto o Timão ganhou 10. 

Levando em conta apenas finais de torneios de nível estadual e nacional, o placar sobre o Corinthians é ainda maior. Com o título do Paulistão de 2020, o time alvinverde venceu oito, enquanto os alvinegro conquistaram somente três vitórias. 

4ª DE ONDE SURGIU A RIVALIDADE? 

A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras surgiu no início dos anos 1900, ainda quando o esporte era praticado apenas pela elite brasileira. Com o intuito de serem os grandes representantes da camada popular que se originava no período de grandes imigrações para o país, que se formava com diversas nações europeias e orientais, incluindo italianos e espanhóis. 

5ª QUEM POSSUI A MAIOR GOLEADA DO DÉRBI? 

Uma das grandes polêmicas desse grande clássico é quem possui a maior goleada. Se formos contar os torneios de antigamente, o Palmeiras é dono dessa marca e foi alcançada em 5 de novembro de 1933, quando venceu o Corinthians por 8 a 0.