Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DIAS PESADOS!

Palmeiras terá calendário conturbado e pode ter jogos dia sim, dia não; saiba mais!

Com a pandemia de coronavírus e a classificação para a Libertadores, Alviverde terá dias intensos

Redação Publicado em 16/12/2020, às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras terá calendário conturbado e pode ter jogos dia sim, dia não - Cesar Greco/Palmeiras/Fotos Públicas
Palmeiras terá calendário conturbado e pode ter jogos dia sim, dia não - Cesar Greco/Palmeiras/Fotos Públicas

Por ter sido tão competente e cumprido com os objetivos estipulados no início do ano, o Palmeiras terá uma temporada 2020/2021 em tanto quanto caótica se formos falar da quantidade de jogos praticamente seguidos que o time terá que enfrentar.

Em três competições, o time deve enfrentar uma maratona de jogos nas próximas semanas e é possível que tenha que entrar em campo a cada 48 horas, ou seja, dia sim, dia não, o que causa preocupação pelo desgaste físico.

Acontece que no calendário revisado da temporada 2020, que por causa da pandemia só terminará em fevereiro de 2021, a CBF não teve outra alternativa a não ser marcar as rodadas do brasileiro para os finais de semana de 26 e 27 de dezembro, ressaca de Natal, e de 2 e 3 de janeiro, ressaca de Ano-Novo. 

Só que ao desmembrar as rodadas para essas datas, na semana passada, a CBF manteve a rodada no pós-Natal, mas não no pós-Réveillon.

Dessa forma, segundo informações do site "UOL", a entidade decidiu dar um mini recesso a seus colaboradores, desde árbitros a assessores que trabalham diretamente nas partidas do Brasileirão. 

Como vai acontecer

A rodada que deveria ocorrer no sábado, 2, e domingo, 3, de janeiro foi transferida para quarta, 6, e quinta, 7. Só que nesse meio de semana tem um problema que a CBF sempre soube: os jogos válidos pela Conmebol. 

A confirmação do Palmeiras na semifinal da Libertadores, ao bater nesta terça-feira, 15, o Libertad por 3 a 0, complicou, portanto as duas competições.

Grêmio ou Santos certamente, na Libertadores, e o Bahia possivelmente na Copa Sul-Americana terão também jogos coincidentes nestas datas.

Nesta sexta-feira, 18, a Conmebol vai confirmar que o Palmeiras jogará sua semifinal contra o vencedor de River Plate e Nacional em 5 de janeiro, uma terça, e 12 de janeiro, a terça seguinte.

Essas datas estão acertadas com o SBT, a emissora brasileira que fechou em setembro para transmitir o torneio em TV aberta e decidiu usar as terças para não competir com as partidas do Brasileiro que são veiculadas pela Globo tradicionalmente às quartas.

Pela tabela da CBF, no dia seguinte que o Palmeiras jogar em Buenos Aires ou Montevidéu o time de Abel Ferreira teria que entrar em campo para enfrentar seu maior rival, o Corinthians, no Allianz Parque.

Isso terá que mudar, mas a questão é para quando jogar essa data. A publicação destaca que o mais provável hoje é antecipar para sábado, 2 de janeiro, mas aí parte do estafe da CBF perderia seu mini recesso. 

Se adiar, a CBF terá problemas porque o Palmeiras está avançando nas duas competições mata-mata que disputa, a Libertadores e a Copa do Brasil, e não tem datas livres nas próximas semanas.

A única que havia a CBF já preencheu: dia 27 de janeiro o Palmeiras vai enfrentar o Vasco em partida válida pela primeira rodada da Série A, adiada na época porque os paulistas disputaram a final do Estadual. 

Ainda se o Palmeiras passar pelo América-MG na semifinal da Copa do Brasil e chegar à final, vencer a Libertadores e for para o Mundial da Fifa, que será entre 1º e 11 de fevereiro no Qatar, a CBF terá que quebrar a cabeça para marcar jogos da equipe paulista.

A final da Libertadores será em 30 de janeiro, fim de semana que há rodada do Brasileiro, portanto teria que adiar o confronto palmeirense contra o Botafogo pela 33ª rodada.

A ida ao Mundial, adiado de dezembro por causa da pandemia, fará com que o Palmeiras perca no mínimo uma rodada do Brasileiro, a 34ª contra o São Paulo, mas pode até ser duas, caso chegue à decisão no Qatar, a 35ª é frente o Coritiba.

E ainda tem a segunda partida da final da Copa do Brasil, em 10 de fevereiro, que também seria impossível de ser disputada nesse cenário. 

Isso deve fazer com que o Palmeiras enfrente uma maratona em janeiro e fevereiro, com partidas disputadas com diferença de 48 horas. Assim como dito pela publicação, a CBF alterou seu regulamento permitindo jogos com intervalo mínimo de dois dias e não mais 66 horas.