Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / GRAMA SINTÉTICA

Palmeiras estuda instalação de grama sintética no Allianz Parque; confira

Parte da comitiva do clube está na Holanda; o grupo já visitou três campos e a fábrica da produtora de gramado artificial

Gabriela Santos Publicado em 15/10/2019, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras estuda a instalação de gramado sintético em sua Arena - Getty Images
Palmeiras estuda a instalação de gramado sintético em sua Arena - Getty Images

Nesta terça-feira, 15, uma comitiva do Palmeiras e WTorre visitou três campos de futebol, na Holanda, que possuem grama sintética e estuda a troca do gramado do Allianz Parque.

O grupo que está na Europa visitou os centros de treinamento da Seleção Holandesa, do time Heracles e da Greenfiels, que é a fábrica produtora da grama sintética.

Analisando as possibilidades da troca do material do estádio alviverde, o vice-preseidente do Palmeiras, Alexandre Zanotta, juntamente com o diretor de futebol Alexandre Mattos e o coordenador de fisioterapia Jomar Ottoni, embarcaram para a Holanda à convite do representante da produtora de gramados sintéticos no Brasil. Mais duas visitas serão realizadas na quarta-feira. Os valores da instalação também serão discutidos. 

Um dos medos de usar a grama sintética é pela dificuldade de adaptação dos jogadores, que estão acostumados à gramados naturais. O plano do Palmeiras é ter um dos três campos do Centro de Treinamento com o grama sintética, igualmente na Arena, e os outros dois com grama natural. Desta maneira, o time pode se preparar para as partidas de acordo com o tipo do campo da próxima partida.

Um dos principais motivos da troca é que o time disponibiliza sua Arena para eventos. Este ano, o clube bateu um recorde de mais vezes ter o mando de campo no Pacaembu por conta das apresentações.

Até o momento, o time somou seis jogos fora do Allianz Parque. Este número já bateu o total de 2016 e 2018. O time enfrentará o Corinthians longe da Arena e, possivelmente, o Flamengo também pelo Campeonato Brasileiro.

A mudança é analisada juntamente com a construtora do estádio, WTorre, que também levou um representante para a Holanda. Anteriormente, a construtora já tinha cogitado a mudança do gramado, mas o então presidente do Palmeira, Paulo Nobre, foi contra a troca. A economia na manutenção do gramado também são fatores que valorizam a troca do piso da Arena.

Quando há shows no Allianz Parque, o time enfrenta dificuldades para jogar no gramado em partidas posteriores às apresentações. Em setembro, depois de dois shows, todo o gramado do estádio foi substituído.

Arena da Baixada: 

A Arena do Athletico-PR é o único estádio da Série A do Campeonato Brasiliero que utiliza grama sintética. 

A composição do gramado é feita por material orgânico como a fibra de coco, que evita o aquecimento excessivo do campo. O material utilizado para preenchimento também dá aspecto de terra, quando molhada, e por isso quando os jogadores caem no gramado, se sujam, aparentando um gramado natural.