Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Palmeiras e Santos protagonizarão a terceira final entre brasileiros na Libertadores; relembre!

Durante dois anos seguidos as decisões aconteceram somente em solos nacionais!

Redação Publicado em 14/01/2021, às 13h38 - Atualizado às 14h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Final da Libertadores da América acontecerá no dia 30 de janeiro, no Maracanã - GettyImages
Final da Libertadores da América acontecerá no dia 30 de janeiro, no Maracanã - GettyImages

Na última quarta-feira, 13, o Santos completou a última vaga da final da Libertadores da América 2020. Após derrotar o Boca Juniors por 3 a 0, na Vila Belmiro, o time brasileiro se juntou ao Palmeiras, que havia carimbado o passaporte na terça-feira, 12, no Allianz Parque, contra o River Plate.

Diante disso entramos em um cenário mais do que especial para os amantes do futebol brasileiro, que depois de 15 voltarão a assistir uma disputa de brasileiros na finalíssima da competição sul-americana. 

O fato que coloca um representante nosso direto no Mundial de Clubes já aconteceu anteriormente, mais precisamente nos anos de 2005 e 2006. Logo, o encontro entre Palmeiras e Santos será a terceira vez que teremos hegemonia brasileira na decisão rumo à Glória Eterna. 

Pensando em fazer uma espécie de 'Recordar é Viver' e deixar os torcedores ainda mais ansiosos, nós do SportBuzz resolvemos relembrar como foram os encontros entre brasileiros na final da Libertadores da América!

LIBERTADORES 2005:

Time titular do São Paulo na Libertadores da América de 2005 (Arquivo São Paulo)

A primeira vez que isso aconteceu foi em 2005! No ano em questão, tivemos o encontro entre São Paulo e Athletico-PR na grande decisão. O jogo de ida aconteceu no Beira-Rio, um dos motivos que tornou a final mais do que polêmica, pelo fato de que o Furacão não pode atuar na Arena da Baixada. 

Logo, os primeiros 90 minutos terminaram em 1 a 1. Eis que a volta, no Estádio do Morumbi teve um São Paulo comandado por Paulo Autuori avassalador. Com o placar de 4 a 0, o Tricolor Paulista comemorou o terceiro título da competição sul-americana. 

No mesmo ano, o São Paulo foi para o Mundial de Clubes, no Japão, onde conseguiu vencer o Liverpool e celebrar mais um título histórico em sua galeria de troféus.  

LIBERTADORES 2006:

Internacional conquista o bicampeonato da Libertadores em 2006 (Arquivo Internacional)

No ano seguinte o feito se repetiu! Porém, desta vez com Internacional e São Paulo. Enquanto o Tricolor Paulista vinha de um ano para lá de positivo, a nova geração do clube gaúcho, comandada por Abel Braga, foi o destaque de 2006. 

A partida de ida entre paulistas e gaúchos aconteceu no Estádio do Morumbi e teve a vitória do Inter por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sobis. Nos 90 finais, que aconteceram no Beira-Rio, o placar terminou em 2 a 2, resultado que deu o título ao Colorado. 

A curiosidade é que no mesmo ano, em 2006, o Internacional enfrentou o forte Barcelona, de Ronaldinho Gaúcho, na final do Mundial de Clubes. Com gol de Adriano Gabiru, o clube brasileiro conquistou o título tão famigerado no Japão.