Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL 10 ANOS

Os 10 anos das principais competições do Brasil e do Mundo

Há 10 anos, a Copa do Mundo, Copa do Brasil e a Europa League tiveram campeões inéditos

Damaris Andrade Publicado em 10/01/2020, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dois anos antes da Copa do Mundo de 2010, a Espanha conquistou sua primeira Eurocopa, e repetiu o feito em 2012 - Getty Images
Dois anos antes da Copa do Mundo de 2010, a Espanha conquistou sua primeira Eurocopa, e repetiu o feito em 2012 - Getty Images

No ano de 2020 é comemorado o início de uma nova década, mas também os 10 anos de grandes eventos no mundo do futebol. Três das principais competições que aconteceram no ano tiveram vencedores inéditos, um dos maiores clubes italianos vivia sua última grande fase, um jovem brasileiro que estava prestes a dominar o mundo deixou a sua marca no futebol nacional. 

Entre vitórias e vexames, o ano de 2010 deixou muitas saudades para vários torcedores. Confira abaixo os vencedores das grandes competições do Brasil e do mundo.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O Brasileirão de 2010 teve como campeão o Fluminense. O terceiro título do Tricolor Carioca também rendeu ao clube os prêmios de Melhor Técnico para Muricy Ramalho e Melhor Jogador para Darío Conca. 

Entretanto, o Fluminense só garantiu a Melhor Defesa do campeonato, com 36 gols. O Melhor Ataque ficou com o Grêmio, que marcou 68 gols, mesmo ficando em quarto lugar, com o atacante Jonas sendo responsável por 23 destes gols.

Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente foram os clubes rebaixados para a Série B em 2010.

COPA DO BRASIL

O Santos foi o grande campeão da 22ª edição da Copa do Brasil. O primeiro título do Peixe na competição foi contra o Vitória, que mesmo sendo rebaixada no Brasileirão, fez boa campanha na Copa do Brasil.

Neymar, com seus 18 anos, foi o artilheiro com 11 gols, e seu amigo e colega de clube Paulo Henrique Ganso foi eleito o Melhor Jogador da competição.

COPA SUL-AMERICANA

A nona edição da Copa Sul-Americana teve oito times brasileiros: Palmeiras, Avaí, Atlético Mineiro, Grêmio, Goiás, Grêmio Prudente, Santos e Vitória. Rafael Moura, do Goiás, foi o artilheiro do campeonato com oito gols.

As finais aconteceram nos dias 1 e 8 de dezembro entre o time argentino Independiente e o Goiás. Mesmo com a equipe brasileira vencendo o primeiro jogo em casa, os Diablos Rojos conseguiram reverter o resultado na prorrogação da partida de volta e venceram nos pênaltis de 5 a 3.

Esta foi a primeira vez que o Independiente venceu a Copa Sul-Americana. O clube só viria a vencer de novo em 2017 contra outro time brasileiro: o Flamengo.

COPA LIBERTADORES

A Copa Libertadores da América de 2010 contou com cinco clubes brasileiros: Corinthians, Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro. As finais da 51ª edição do campeonato aconteceram nos dias 11 e 18 de agosto entre Chivas Guadalajara e Internacional.

O time gaúcho venceu os dois jogos, o de ida por 2 a 1 e o de volta por 3 a 2. Guiñazú, ídolo do Internacional, foi eleito o Homem do Jogo na primeira partida e Rafael Sóbis na segunda partida. Este foi o segundo título do clube na competição e o primeiro, e até então último, de Celso Roth.

Getty Images
D'Alessandro, ídolo dos Colorados, com o troféu da Copa Libertadores comemorando com a torcida - Getty Images

CHAMPIONS LEAGUE

A Champions League da temporada 2009-2010 marcou a 55ª edição da competição e a última em que um clube italiano venceu. A final entre Internazionale e Bayern de Munique terminou em 2 a 0 para a equipe de José Mourinho, com dois gols de Diego Milito.

O time da Internazionale daquela temporada foi considerado por muitos um dos melhores de todos os tempos, pois contava com Júlio César no gol, Javier Zanetti, Wesley Sneijder, Samuel Eto'o, Maicon, Lúcio, entre outros. 

MUNDIAL DE CLUBES

Os torcedores do Internacional não gostam muito de lembrar esta edição do Mundial de Clubes da FIFA. O clube gaúcho enfrentou o campeão da Liga dos Campeões da África de 2010, TP Mazembe. Kabangu e Kaluyituka marcaram os gols que garantiram a equipe da República Democrática do Congo pela primeira vez na final do torneio.

O time treinado por Celso Roth tinha Rafael Sóbis, Tinga, D’Alessandro e Alecsandro como seus principais jogadores, e os três últimos marcaram e garantiram o terceiro lugar na competição contra o Seongnam, clube chinês.

A Internazionale venceu o TP Mazembe por 3 a 0, com gols de Pandev, Eto'o e Biabiany. A equipe italiana conquistou, então, seu primeiro e único título no Mundial de Clubes.

Getty Images
Muteba Kidiaba, goleiro do TP Mazembe, e sua icônica comemoração na vitória contra o Internacional - Getty Images

EUROPA LEAGUE

A Europa League da temporada 2009–10 foi a primeira com o novo nome, que  anteriormente conhecida como Copa da UEFA. A edição também marcou o primeiro título do Atlético de Madrid na competição. Posteriormente, o clube seria campeão mais duas vezes.

A final aconteceu no dia 12 de maio de 2010 entre o clube espanhol e o Fulham. O Atlético de Madrid contava com David De Gea, Sergio Aguero e Diego Forlán na sua equipe. O uruguaio ainda foi eleito o Melhor Jogador em Campo, pois foi o autor dos dois gols na vitória de 2 a 1.

SUPERCOPA DA UEFA

A 35ª edição da Supercopa da UEFA contou com a Internazionale, vencedora da Champions League, e o Atlético de Madrid, campeão da Europa League. A partida única aconteceu no dia 27 de agosto de 2010, meses depois da saída de José Mourinho da Inter de Milão, que foi substituído por Rafa Benítez.

A equipe espanhola do técnico Quique Flores venceu por 2 a 0, com gols de José Antonio Reyes e Sergio Aguero. Este foi o primeiro dos três títulos do Atlético de Madrid na Supercopa da UEFA.

Getty Images
O Atlético de Madrid contava com Diego Costa, Godín, Forlán e Aguero na equipe - Getty Images

COPA DO MUNDO

A 19ª edição da Copa do Mundo FIFA foi a primeira no continente africano. A África do Sul sediou a competição entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. O Brasil era comandado por Dunga e foi a primeira Copa sem Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno. 

A convocação do técnico causou polêmicas por ter deixado Neymar e Paulo Henrique Ganso de fora da competição. A Seleção Brasileira foi eliminada pela Holanda nas quartas de final com a expulsão de Felipe Melo por entrada dura em Arjen Robben e dois gols de Wesley Sneijder.

A Holanda chegou à final e encarou a Espanha, que venceu nas prorrogações com um gol de Iniesta. Esta foi a primeira vez que a Seleção Espanhola se consagrou campeã do Mundial. A equipe de Vicente del Bosque contava incrível geração espanhola de Iker Casillas, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Andrés Iniesta, Carles Puyol, Xavi Hernandez e David Villa.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.