Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PUNIÇÃO

Organizada do Flamengo é banida dos estádios por 3 anos

Torcida foi condenada após assassinato de um botafoguense, com golpes de espeto de churrasco

SportBuzz DIGITAL Publicado em 12/09/2019, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcida do Flamengo - Getty Images
Torcida do Flamengo - Getty Images

A torcida Jovem do Flamengo foi banida de todos os estádios, em território nacional, após ser responsabilizada pela morte do torcedor do Botafogo, Diego Silva dos Santos, em 2017. A Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento da organizada nesta quinta-feira, 12.

No episódio, Diego foi espancado e assassinado com golpes de espeto de churrasco. Os acusados Adonai Dias dos Santos, Rogério Silva Guinard, Rafael Silveira Camelo, Vitor Portêncio, Herbert Sabino de Paula, Wallace Costa Mota e Rafael Maggio Afonso foram punidos individualmente.

A condenação dada pelo juiz Bruno Monteiro Rulieri, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, ainda determinou que caso haja descumprimento da decisão, será aplicada uma multa de R$50 mil por cada evento. O grupo já estava afastado, mas a condenação será recontada a partir desta quinta.

A decisão foi baseada no artigo 39 do Estatuto do Torcedor, que afirma: "a torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até 3 anos”.

Na tarde da última terça-feira, 11, outra torcida organizada, a Young Fluminense, também foi afastada dos estádios por um ano, após confusão com a torcida do Vasco, em 2015.