Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA

O que mudou na Seleção Brasileira da Rússia em 2018 para a das Eliminatórias?

O SportBuzz analisou os nomes convocados por Tite para as competições e o que esperar dos jogadores

Damaris Andrade Publicado em 16/10/2020, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neymar, Casemiro e Thiago Silva pela Seleção Brasileira - Getty Images
Neymar, Casemiro e Thiago Silva pela Seleção Brasileira - Getty Images

Independente da fase, a SeleçãoBrasileira continua despertando emoções na população nacional. O único país pentacampeão iniciou na última sexta-feira, 9, a jornada para a busca do sexto título na Copado Mundo com as EliminatóriasSul-Americanas.

Mesmo com apenas duas partidas, a SeleçãoBrasileira demonstrou confiança, vencendo a Bolívia por 5 a 0 e o Peru por 4 a 2. Mas o que a atual equipe convocada pelo técnico Tite tem de diferente do time que disputou a Copa do Mundo de 2018?

O SportBuzz fez uma análise sobre as mudanças nas convocações de Tite para a Copado Mundo de 2018, onde a Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pela Bélgica, e para os primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas.

Em 2018, Tite chamou três grandes goleiros para a Copado Mundo: Alisson, que na época estava na Roma, Cássio, do Corinthians, e Ederson, do ManchesterCity. Já para as Eliminatórias, em 2020, o único nome repetido pelo treinador é o atual guarda-redes do Liverpool.

Entretanto, com a lesão de Alisson, Tite chamou Ederson para ser o novo titular, deixando Santos, do Athletico-PR, e Weverton, do Palmeiras, como reservas. Os goleiros que hoje atuam no Brasil não vivem os melhores momentos com seus respectivos times, com a equipe paranaense na zona de rebaixamento e a paulista brigando no meio da tabela.

Já nas laterais, podemos notar que Tite decidiu investir na juventude para as Eliminatórias, com GabrielMenino, de 20 anos, e RenanLodi, de 22. Para completar, convocou AlexTelles e Danilo, que atuam na Europa há alguns anos. Em 2018, o técnico da Seleção Brasileira apostou na experiência, com Filipe Luís, Marcelo e Fagner

Danilo, que em 2018 atuava no ManchesterCity e hoje veste a camisa da Juventus, é o único nome na lateral que Tite convocou novamente. Assim, o jogador trará a experiência de jogar com grandes nomes da Europa para os garotos da SeleçãoBrasileira.

Não é novidade que Tite tem grande confiança em ThiagoSilva e Marquinhos, e o treinador segue convocando os dois jogadores para a zaga da SeleçãoBrasileira. A diferença entre 2018 para 2020 é que para a CopadoMundo, Miranda e PedroGeromel foram os escolhidos, enquanto para as Eliminatórias, Felipe, do Atléticode Madrid, e RodrigoCaio, do Flamengo, tiveram a oportunidade de brilhar com a amarelinha.

Tite também decidiu apostar em alguns velhos conhecidos da SeleçãoBrasileira para o meio de campo. Casemiro e PhilippeCoutinho estiveram presentes tanto na CopadoMundo quanto nas Eliminatórias, e seguem sendo titulares.

Desta vez, Tite apostou em algumas novidades que estão chamando a atenção no futebol do Brasil e da Europa. Para as Eliminatórias, Fabinho, do Liverpool, BrunoGuimarães, do Lyon, Douglas Luiz, do Aston Villa, e Everton Ribeiro, do Flamengo, foram os escolhidos para representar a Seleção Brasileira.

Na Copa do Mundo de 2018, Tite escolheu Renato Augusto, que na época jogava pelo Beijing FC, Paulinho, que vestia a camisa do Barcelona, Fred, meia do Shakhtar Donetsk naquela temporada, e Willian, que ainda estava no Chelsea.

Hoje no Manchester United, Fred tem encontrado dificuldades para conquistar seu espaço na equipe de Solskjaer, Renato Augusto segue fazendo uma campanha apagada no Beijing FC, e Paulinho voltou para o futebol chinês, onde também não tem ganhado tanto destaque como viveu na época de Barcelona.

Já no ataque, Tite contou com três de seus principais goleadores que hoje fazem sucesso na Europa: Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino. Assim como na Copa do Mundo de 2018, os atacantes não ficaram de fora da equipe das Eliminatórias Sul-Americanas.

Mas Tite também não perdeu a oportunidade de apostar em algumas novidades para as Eliminatórias, como os jovens Rodrygo, do Real Madrid, Everton Cebolinha, do Benfica, e Richarlison, do Everton. Estes jogadores estão cada vez mais conquistando seus lugares em seus clubes e seguem chamando a atenção da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Mas, com a lesão de Gabriel Jesus, Tite convocou Matheus Cunha, que brilhou na equipe Sub-23 da Seleção Brasileira e foi o artilheiro do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano

Em 2018, Tite chamou Douglas Costa e Taison, mas os dois jogadores quase não eram escolhidos para iniciar as partidas da Copa do Mundo. Já na atual equipe, o treinador segue fazendo um rodízio para utilizar o máximo possível de seus atletas. 

A “nova” cara da Seleção Brasileira segue fazendo sucesso no Brasil e no mundo, com jogadores se destacando em suas equipes e conquistando cada vez mais a confiança de Tite e sua comissão técnica.


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.