Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAI FAZER FALTA!

O Profeta: relembre a trajetória de Hernanes, ídolo do São Paulo

Ícone na história do São Paulo, Hernanes anunciou sua aposentadoria de maneira oficial na última segunda-feira, 2; confira momentos marcantes na vida do jogador

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 03/05/2022, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hernanes, ex-jogador do São Paulo - Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr
Hernanes, ex-jogador do São Paulo - Rubens Chiri/SaoPauloFC/Flickr

Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima, ídolo na história do São Paulo, anunciou sua retirada definitiva dos gramados na última segunda-feira, 2. O meia de 36 anos participou de uma coletiva de imprensa no dia do comunicado e se mostrou grato, principalmente, ao futebol e ao impacto causado pelo mesmo em sua vida.

Natural de Recife, Hernanes deu seus primeiros passos no esporte sendo revelado pelo time de futsal Unibol Pernambuco, do município de Paulista. Após atuação de destaque, disputou sua primeira partida no profissional pela base do São Paulo, na temporada de 2004. Sua primeira partida com o tricolor foi diante do Los Angeles Galaxy, em amistoso nos Estados Unidos.

CANAL - SPORTBUZZ:

Após empréstimo para o Santo André (2006), o Profeta retornou ao Soberano e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2007. Na ocasião, ganhou a Bola de Prata pela posição de volante. Em 2008, faturou o tricampeonato nacional pelo tricolor e foi eleito o melhor jogador de toda a edição no torneio. 

MUNDO AFORA

Hernanes também obteve destaque no futebol europeu: foi anunciado pela Lazio em 2010, onde ficou por três temporadas, anotou 41 balançadas na rede e foi campeão na Copa da Itália de 2012; nesta edição, foi considerado o melhor jogador do torneio. Ainda no país, teve passagens pela Inter de Milão (de 2014 a 2015) e Juventus (de 2015 a 2017); no continente asiático, atuou pelo Hebei China Fortune (em 2017).

Hernanes, ex-jogador do São Paulo
Hernanes, ex-jogador do São Paulo (Créditos: Getty Images)

SELEÇÃO

Pela Seleção Brasileira, levou a medalha de bronze no pódio dos Jogos Olímpicos de Pequim; na partida de estreia, havia sido titular e marcou o gol da vitória diante da Bélgica. Além das Olimpíadas, também conquistou a Copa das Confederações de 2013 e fez parte da Copa do Mundo de 2014, realizada no país tupiniquim.

RESGATE DO TRICOLOR

Em empréstimo ao São Paulo, Hernanes foi essencial para salvar o clube da zona de rebaixamento na temporada de 2017. Sem os gols e passes registrados pelo meia, calcula-se que o tricolor teria amargado entre as últimas colocações no torneio. Foi comprado em definitivo pelo clube em 2018 e nele permaneceu até 2021, o que permitiu que participasse do desjejum  de nove anos, com o Campeonato Paulista, obtido em sua útima temporada pela equipe.

SPORT E RETA FINAL

Com pouca participação em campo e histórico de lesões, deixou o Soberano para jogar no Sport de Recife, seu último time na carreira. “Teve a rescisão e fui para o Sport. Foi muito legal ter jogado lá, perto da família e dos amigos”, afirmou o Profeta. Na última partida do São Paulo, contra o Santos, Hernanes foi homenageado no Estádio do Morumbi, algumas horas após o anuncio de sua aposentadoria.