Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO DE SAN MARINO

O futebol em San Marino: A Seleção de dez derrotas, um gol marcado e 51 gols sofridos nas Eliminatórias da Euro

A seleção do pequeno país, envolto pela Itália, está desde 2014 sem vencer uma partida e acumula goleadas

Marcello Sapio Publicado em 20/11/2019, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleção de San Marino em ação pela Eliminatórias da Euro 2020 - Getty Images
Seleção de San Marino em ação pela Eliminatórias da Euro 2020 - Getty Images

San Marino é um pequeno país que fica "dentro" Itália, tendo um pouco mais de 33 mil habitantes, segundo o Banco Mundial, no senso de 2017.

O país é conhecido pela arquitetura e pelos castelos do período medieval que trazem a sensação de uma viagem pelos séculos aos turistas.

Porém, no futebol, a história deste simpático país é bem diferente. Pelo grupo I das Eliminatórias da Euro, San Marino teve o desempenho de dez derrotas em dez jogos disputados, com apenas um gol marcado e impressionantes 51 gols sofridos, fazendo a Seleção ter a pior campanha da competição.

O confronto contra a Seleção Russa, nesta terça-feira, 19, foi o ponto final nesta participação do país nas Eliminatórias. A partida acabou com em 5 a 0.

Entre as outras derrotas, super-goleadas apareceram no meio da campanha, como dois 9 a 0, um diante da Rússia e outro da Bélgica, um 6 a 0 para a Escócia e um 5 a 0 para a Seleção do Chipre.

Se for olharmos o retrospecto de San Marino nos últimos anos, o resultado não é muito animador para os torcedores do pequeno país.

Escócia e San Marino pela Eliminatórias da Euro (Crédito: Getty Images)

A última vitória registrada foi em 30 de julho de 2014, em um amistoso com uma equipe italiana chamada Bellaria - na qual não foram achados registros - por 2 a 0.

Pode não parecer, mas a Federação de Futebol São-Marinhense é uma das mais antigas da Europa, sendo fundada em 1931, porém, só foi filiada à FIFA e à UEFA em 1988, podendo disputar competições oficiais.

Desde então, foram longos 16 anos até a primeira vitória oficial, contra a Seleção Leichtenstein, pelo placar de 1 a 0, no dia 31 de julho de 2004.

Por outro lado, San Marino tem a própria liga de futebol nacional. Ao todo, são 15 times que disputam a elite do futebol local.

Os clubes são divididos em dois grupos (A e B), com 8 times em um e 7 no outro. As equipes se enfrentam em dois turnos e depois, na segunda fase, jogam contra as equipes do outro grupo, também em turno e returno.

As melhores campanhas vão ao mata-mata. O campeão ganha uma vaga para as fases preliminares da Champions League, já o segundo; para as preliminares da UEFA Europa.

O posto de maior campeão nacional é dividido entre três clubes: Faetano, Murata e Libertas; com 33 títulos cada.

Porém, o atual campeão e líder do "San-Marinão" é o Tre-Penne, que tem 26 títulos em sua história.

Tre Penne (o de preto) em um confronto pelas preliminares da Champions League (Crédito: Getty Images)

A participação dos clubes em competições europeias é quase nula. Apesar da vaga para as preliminares, nenhum time conseguiu chegar na fase de grupos, sendo que o Tre Penne foi a primeira equipe do país a vencer uma partida continental oficial.

O jogo foi contra o Shirak FC, da Armênia, pela 1ª fase da Champions League da temporada de 2013/14, e venceram por 1 a 0, mas não conseguiram avançar para a 2ª fase.

Tre Penne em um sorteio da Champions League (Crédito: Getty Images)

Já o primeiro clube do país que disputou uma competição da UEFA foi o Murata, na temporada de 2006/07, graças a uma ação da FIFA que obrigou o campeão nacional na época a participar da fase preliminar da Champions League.

Tendo o estádio Fonte dell'Ovo como o principal do país, a maioria dos jogos são realizados na "Fonte", que tem capacidade para mil pessoas.

É assim que caminha o segundo pior país no ranking da FIFA - ganhando apenas de Anguilha - buscando, aos poucos, dias de glória no mundo da bola redonda.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.