Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIGA DOS CAMPEÕES

Novo formato da Liga dos Campeões pode valer a partir de 2024/25, diz jornal

Segundo jornal britânico, Uefa planeja fazer mudanças na disputa da fase de grupos e na reta final da competição europeia

Redação Publicado em 20/10/2020, às 09h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novo formato da Liga dos Campeões pode valer a partir de 2024/25, diz jornal - GettyImages
Novo formato da Liga dos Campeões pode valer a partir de 2024/25, diz jornal - GettyImages

O formato da Liga dos Campeões pode ser modificado em quatro anos. De acordo com o jornal britânico “Daily Telegraph”, a Uefa estuda fazer mudanças na principal competição europeia a partir da temporada 2024/25.

Entre as alterações, a entidade planeja aumentar de 32 para 36 o número de times que disputam a Fase de Grupos da Champions. Além disso, a Uefa também prevê a disputa do mata-mata em sede e jogos únicos. O formato é semelhante ao adotado na temporada 2019/20, em Lisboa, que foi modificado por conta da pandemia de coronavírus.

Segundo o jornal britânico, o principal motivo para a mudança no modelo de disputa seria para garantir mais jogos aos times na fase inicial da Liga dos Campeões. No atual formato, as equipes disputam seis partidas na Fase de Grupos. 

Com a ampliação na primeira fase, seria garantido 10 rodadas para cada time. Assim, a entidade e os próprios clubes teriam aumento na renda pelos direitos de transmissão e premiação.

Dois modelos são estudados para a primeira fase. No primeiro, os 36 times se dividiriam em grupos de seis equipes cada e jogariam entre si em turno e returno. No segundo, todas as equipes jogariam 10 jogos contra 10 times diferentes definidos em sorteio, para garantir o equilíbrio nos duelos. 

Ainda de acordo com o “Daily Telegraph”, o novo modelo foi bem aceito pelos principais clubes das cinco grandes ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), competições que oferecem a maior quantidade de vagas para a Liga dos Campeões. No entanto, as outras ligas não aceitaram as propostas.

Os representantes das ligas médias e menores afirmaram ao jornal que o novo formato diminuiria ainda mais o espaço de clubes médios e pequenos da Europa. 

O modelo atual, com 32 equipes, foi adotado em 2003/04. Desde 2018, as cinco principais ligas da Europa são detentoras de 18 vagas na Fase de Grupos da Liga dos Campões.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.