Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL - COPA DO MUNDO!

N'Golo Kanté: o baixinho truqueiro da França!

Aos 31 anos de idade, N'Golo Kanté superou fortes obstáculos da vida para se tornar um dos mais talentosos e queridos jogadores do futebol mundial

Guilherme Assumpção Publicado em 15/08/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
N'Golo Kanté vai representar a França na Copa do Mundo - GettyImages (Arte: SportBuzz)
N'Golo Kanté vai representar a França na Copa do Mundo - GettyImages (Arte: SportBuzz)

'Ele é pequeno, ele é legal, ele conseguiu parar Leo Messi, mas todos nós sabemos que ele é um trapaceiro (nas cartas), N'Golo Kanté!' ♣ Já dizia a música criada pelos torcedores da França para homenagear o volante do Chelsea. Aos 31 anos de idade, o jogador sabe que alcançou a fama e os maiores títulos do futebol, mas segue tendo o mesmo perfil de sua infância.

Humilde, simpático, tranquilo e um baita jogador! O SportBuzz apresenta a história de N'Golo Kanté, o baixinho truqueiro da França - apelido dado pelos jogadores. Pronto para a Copa do Mundo, o atleta de 1,68m sempre se transforma no que há de mais gigante dentro de campo. Com garra, o volante precisou dessa característica para superar os obstáculos da vida.

Na década de 1980, N'Golo Kanté começou a se aventurar em terras francesas. Filho de pais malineses, o volante nasceu depois de sua família ingressar como imigrante no país e precisou superar as batalhas com mais oito irmãos. Nascido no dia 29 de março de 1991, o garoto jamais imaginaria tudo o que viveu e ainda pode viver dentro do esporte.

Com pouca esperança de obter relevância no futuro, N'Golo Kanté tinha uma única possibilidade para alcançar seus sonhos e de sua família: batalhar. Sem outra chance a não ser lutar com unhas e dentes, o pequeno francês fez história, mas precisou derrotar os maiores inimigos de uma vida humilde para chegar ao topo do futebol mundial, com títulos e boas atuações.

Kanté em ação pelo Chelsea
Kanté em ação pelo Chelsea (Crédito: GettyImages)

Aos sete anos de idade, N'Golo Kanté era catador de lixo nas ruas de Paris. Ao lado do pai, ele se esforçava diariamente para levar o sustento para casa e também vencer o preconceito existente contra os descendentes de imigrantes. Sem se abalar por conta do cansativo trabalho, o francês criou casca e fôlego para superar as maiores distâncias e percursos.

Sempre com os olhares voltados para os gramados, Kanté viveu o maior drama de sua vida aos 11 anos de idade. Com a morte do pai, a criança se viu pressionada para manter o sustento de sua família. Um ano antes do falecimento de seu maior companheiro, o francês já havia dado seus primeiros passos no esporte em um pequeno clube de bairro.

Vale destacar que a paixão de N'Golo Kanté pelo futebol começou com a disputa da Copa do Mundo de 1998, quando o baixinho vivenciou os principais momentos da edição realizada na França, já que recolhia latas, garrafas e qualquer objeto que pudesse render certa quantia para sua família. Com os olhos brilhando, o então garoto decidiu qual seria sua profissão.

Com os primeiros passos no Suresnes, Kanté já demonstrou seu talento e sua humildade. Ciente que nada seria fácil em sua trajetória, o volante encarou o desafio com toda a força e coragem que imprimia nas ruas de Paris para recolher o lixo. Assim, o Bolougne foi o clube que percebeu o brilho da joia e o contratou para dar sequência na carreira.

Com o primeiro desafio profissional, N'Golo Kanté passou a se destacar dentro do futebol francês. No entanto, o baixinho nunca se empolgou com os momentos de destaque e, por isso, se tornou um dos maiores volantes do futebol mundial. Antes disso, o francês chamou a atenção do tradicional Caen e decidiu dar um passo ainda maior no esporte.

Apesar disso, o baixinho truqueiro da França precisou viajar até a Inglaterra para começar a se destacar em nível internacional. Com a camisa do Leicester, o volante entrou para a história ao conquistar um dos títulos mais improváveis de Premier League na temporada 2015-2016. Assim, o nome de Kanté já estava na mira dos maiores clubes europeus.

Ciente de que poderia dar passos ainda maiores na carreira, N'Golo Kanté se transferiu para o Chelsea e não parou mais de conquistar títulos importantes e de se destacar dentro das quatro linhas. Champions League, Premier League, Mundial de Clubes e Liga Europa foram alguns dos troféus levantados pelo pequeno francês.

Por conta do destaque, o volante chamou atenção da França e fez sua estreia na seleção apenas no ano de 2016. E como não poderia ser diferente, o primeiro jogo já foi um grande desafio, já que Kanté atuou com a equipe em uma partida de Eurocopa. Acostumado com os obstáculos da vida, N'Golo logo dominou o meio-campo e se tornou titular.

N'GOLO KANTÉ NA SELEÇÃO!

Com o nome já cravado nas principais convocações, N'Golo Kanté foi chamado para participar da Copa do Mundo de 2018 e não poderia ter roteiro mais glorioso. Depois de acompanhar a edição de 1998 trabalhando nas ruas, o volante partiu para a glória máxima e levantou o troféu mais sonhado por todos os jogadores do futebol mundial.

Depois da conquista histórica, o baixinho truqueiro caiu ainda mais nas graças da torcida e ganhou música bastante divertida. 'Ele é pequeno, ele é legal, ele conseguiu parar Leo Messi, mas todos nós sabemos que ele é um trapaceiro (nas cartas), N'Golo Kanté!' ♣ Assim, o volante que tem nome de um dos principais reis da história de Mali está pronto para disputar a Copa do Mundo.