Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / QUEM É?

Newcastle: saiba tudo sobre o novo rico do futebol mundial

Newcastle é mais novo rico do futebol mundial e muitos ainda não conhecem o clube

Redação Publicado em 16/10/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Newcastle é o mais novo rico do futebol mundial - GettyImages
Newcastle é o mais novo rico do futebol mundial - GettyImages

De uma hora para outra, o Newcastlese tornou um dos assuntos mais comentados do futebol mundial e que tem despertado a atenção de todos. Na última semana, o clube foi adquirido pelo Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita (PIF) por cerca de 2,2 bilhões de reais e todos quiseram saber um pouco mais sobre a história dos Magpies. 

FUNDAÇÃO!

Para quem não conhece, o Newcastle é um dos times mais tradicionais do futebol inglês e um dos mais antigos também. O clube foi fundado em 1892 e sempre teve como o seu estádio o St. James Park, local onde os Magpies dominam e costumam causar muitas dificuldades para os rivais do "big six" da Inglaterra. Suas cores tradicionais são o preto e branco e o clube se originou de uma junção entre Newcastle East End e West End Newcastle.

PRINCIPAIS TÍTULOS DO CLUBE!

O Newcastle viveu o seu auge nas décadas de 10, 20 e 50 onde conquistou os seus principais títulos. A equipe possui quatro campeonatos ingleses, oito copas da Inglaterra, além de quatro títulos da segunda divisão inglesa. Os Magpies, por sinal, ainda não venceram nenhum título nacional na nova era do futebol local e esse será o maior desafio do seu novo investidor. 

JEJUM DE TÍTULOS!

Por mais que tenha sido um dos grandes campeões ingleses na era pré-Premier League, o Newcastle não conseguiu mais se destacar entre os primeiros no campeonato. O último título que conquistou da competição foi na temporada de 1926/27. Ou seja, o clube está próxima de alcançar uma marca de 100 anos se conquistar a taça mais desejada da Inglaterra. 

Por sinal, a última vez em que os Magpies conseguiram qualquer tipo de título, seja ele dentro ou fora da Inglaterra, foi em 2006. Na época, os alvinegros conquistaram a extinta Copa Interoto da Uefa. Depois disso, o clube não conseguiu mais ter sucesso nacional e internacional, além disso acumula um recente rebaixamento. 

QUEM ADQUIRIU O NEWCASTLE? 

O Newcastle foi adquirido pelo Fundo de Investimentos Públicos da Arábia Saudita, mais conhecido como o PIF. Os investidores são comandados por Mohammed bin Salman,  que atualmente é o príncipe da Arábia Saudita. O responsável por comandar o grupo, é um dos homens mais ricos do planeta e possui uma quantia de 3,2 trilhões de reais.

OS OBJETIVOS DO NOVO DONO!

Na última semana, o Newcastle apresentou os responsáveis por comandar o clube e cuidar das contratações. Quem irá tratar desse detalhe será Amanda Stavaley, ela irá definir quem serão os reforços do time, que promete trazer peças de renome internacional já na próxima janela. 

Em entrevista recente, a dirigente pediu calma pelos resultados, mas garantiu que o objetivo e voltar a conquistar o Campeonato Inglês e também sonhar com uma Champions League. A ideia é se inspirar em PSG e Manchester City, que também pertencem a fundos de investimenos bilionários e têm dominado o futebol europeu nos últimos anos.