Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PREMIER LEAGUE

Newcastle fica próximo de ser adquirido por fundo de investimentos da Arábia Saudita

Após impasse, negociação retoma depois de 18 meses e acordo entre governo árabe e emissora aproxima aquisição do clube inglês

Redação Publicado em 07/10/2021, às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Newcastle fica próximo de ser adquirido por fundo de investimentos da Arábia Saudita - GettyImages
Newcastle fica próximo de ser adquirido por fundo de investimentos da Arábia Saudita - GettyImages

O Newcastle, clube da Inglaterra, está próximo de ser comprado por um fundo de investimentos da Arábia Saudita. A informação foi divulgada pelos principais veículos ingleses nesta quarta-feira, 6.

As negociações começaram há mais de um ano e foram retomadas agora. O valor é de cerca de 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) por 80% do clube. A aquisição ainda depende do aval da Premiere League.

De acordo com as publicações da imprensa da Inglaterra, um acordo entre os sauditas e a emissora “belN Sports”, do Catar, foi responsável pela retomada das negociações pela aquisição do clube. Em julho de 2020, a Premier League e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de piratear a transmissão da liga no país e, assim, a negociação foi encerrada.

A “belN Sports” detém os direitos de transmissão da Premier League para o Norte da África e o Oriente Médio, mas a emissora não conseguia operar na Arábia Saudita por um conflito diplomático entre sauditas e o Catar

Desde 2017, o proprietário do Newcastle é o empresário britânico Mike Ashley. A compra do clube seria com o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), pertencente ao governo.

A aproximação entre o clube e o fundo de investimento gerou debate sobre o uso do futebol por governos ditatoriais como forma de apagar ações que violam os direitos humanos, sendo um caso chamado de “Sportswashing”. No ano passado, a ONG Anistia Internacional alertou a liga inglesa sobre a operação.

Com quatro títulos ingleses em sua história, o Newcastle é o atual vice-lanterna da Premier League, com apenas três pontos na 19ª colocação. O último campeonato conquistado foi na temporada 1926/27.