Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / REBAIXADOS!!

Rebaixados inéditos, Cruzeiro e Chapecoense finalizam o campeonato com apenas 7 vitórias cada

Após perder de 2 a 0 para o Palmeiras, o Cruzeiro vai pela primeira vez para série B

Damaris Andrade Publicado em 08/12/2019, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Envolvido em diversas polêmicas, Thiago Neves foi um dos maiores vilões dos torcedores celestes - Getty Images
Envolvido em diversas polêmicas, Thiago Neves foi um dos maiores vilões dos torcedores celestes - Getty Images

Agora é oficial! Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí caíram para a Série B. A última vaga na zona de rebaixamento estava entre o Cruzeiro e o Ceará, mas a derrota do time mineiro contra o Palmeiras colocou os últimos pregos no caixão da equipe celeste. 

Veja abaixo como foi as campanhas dos clubes rebaixados, os grandes que já caíram e quais ainda não passaram pela experiência de jogar pela Série B.

CRUZEIRO

Esta não foi a primeira vez que o Cruzeiro chegou muito perto de cair. Em 2011, o clube mineiro terminou o campeonato com 45 pontos e apenas 11 vitórias. Uma das salvações do time foi a vitória sobre o rival, Atlético-MG, por 6 a 1.

A campanha do time celeste no Brasileirão em 2019 foi repleta de polêmicas, confusões e desentendimetos entre jogadores e diretoria. O clube teve quatro treinadores no ano: Mano Menezes, Rogério Ceni, Abel Braga e Adilson Batista. Mas o principal vilão dos torcedores é Thiago Neves. O jogador brigou com Ceni e causou a demissão do técnico, teve desentendimentos com Zezé Perrella, e chegou a ser afastado do clube.

CSA

A última atuação da equipe alagoana na elite do futebol brasileiro foi em 1987, na antiga Copa União. Desde então, a sua única participação na Série A do Brasileirão no formato de pontos corridos foi em 2019. Com oito vitórias, a equipe finalizou o campeonato em 18° lugar, com 32 pontos.

As melhores campanhas da equipe foram a Série C de 2017, onde foi a campeã, e o vice campeonato na Série B de 2018.

Durante o segundo turno do Brasileirão, o time alagoano recuperou o fôlego, vencendo o Internacional, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Mas não foi o suficiente pra manter o time na Série A.

CHAPECOENSE

Desde 2009, a Chapecoense viveu uma incrível ascensão no futebol nacional. Passando por todas as categorias do Campeonato Brasileiro desde então, o clube chegou à Série A em 2014. 

Em 2016 a equipe foi campeã da Copa Sul-Americana. Mas, desde o acidente de avião que matou 71 pessoas incluindo jogadores, dirigentes e comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas, a Chape fez de tudo para recuperar o fôlego e honrar seus companheiros. Em 2017 o clube ficou em oitavo lugar no Brasileirão, sua melhor campanha até então, e foi vice campeã da Recopa Sul-Americana.

Mas infelizmente, em 2019, a Chape não conseguiu manter o ritmo. Com sete vitórias, a equipe é rebaixada da Série A pela primeira vez. Sendo assim, é o segundo clube catarinense a cair no ano, então não haverá times de Santa Catarina na Série A em 2020.

AVAÍ

Com apenas três vitórias durante todo o campeonato, o Avaí se junta ao América-RN com a pior campanha na história do Brasileirão na era dos pontos corridos. A equipe catarinense venceu o Fluminense, o Athlético Paranaense e o Atlético-MG, todos no primeiro turno, somando um total de 19 pontos. O América-RN finalizou o Campeonato Brasileiro de 2007 com 17 pontos, mas com quatro vitórias.

Além disso, levou duas grandes goleada do campeonato brasileiro na temporada, perdendo de 6 a 1 do Grêmio e do Flamengo. [O Goiás também perdeu por 6 a 1 do Flamengo]. O Avaí também empatou com o Goiás no número de rebaixamentos, caindo quatro vezes para a Série B.

REBAIXADOS

Outros times considerados grandes não conseguiram escapar do rebaixamento. Em 2005, o Atlético-MG foi rebaixado com 47 pontos, o Internacional em 2016 com 43 pontos e o Corinthians em 2007 com 44 pontos. 

Três grandes times também já caíram, mas duas vezes! Botafogo, em 2002 e 2014; Grêmio em 1991 e 2004; Palmeiras em 2002 e 2012 e o Fluminense, que tem uma história que dá o que falar. Em 1996, o Tricolor Carioca deveria ter sido rebaixado junto com o Bragantino, mas por irregularidades do Atlético-PR e Corinthians, conseguiram fugir da Série B. Entretanto, o Flu não conseguiu escapar em 1997, e em 1998, quando caiu para a Série C.

Já o Vasco caiu três vezes, em 2008, 2013 e 2015.

TIMES QUE NUNCA CAÍRAM

Os únicos clubes brasileiros que ainda não foram rebaixados agora são o Santos, Flamengo e São Paulo. Entretanto, esses times já chegaram bem perto de cair. Em 2017, o São Paulo fez sua pior campanha dos últimos dez anos, finalizando o Brasileirão em 13º lugar, com apenas 13 vitórias. O atual campeão Flamengo também quase foi rebaixado em 2013.

No final do campeonato, a equipe estava 11º lugar, mas foi punido pelo STJD com a perda de quatro pontos por escalação de jogador irregular. Assim, caiu para a 16ª posição. O Santos é o único que não passou pelo medo de cair. A equipe sempre ficou no meio da tabela, e sua pior posição foi o 12º lugar, em 2009.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.